Uma Maçã Por Dia Mantém o Doutor Longe?

Conheces a expressão “One apple a day keeps the doctor away” (Uma Maçã por dia mantém o doutor longe) ? Será que esta expressão corresponde à verdade? O que é que a maçã tem de tão especial que mantém o médico à distância? O que dizem os estudos científicos sobre isso, comprovam ou desmentem?

Estas são algumas das questões que irei responder no artigo de hoje.

Vamos então ver se a maça é uma fruta assim tão especial?

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A maçã e o colesterol

Num estudo foram escolhidas aleatoriamente 160 mulheres com idades entre 45-65 anos de idade e dividas em dois grupos de intervenção nutricional: um grupo ingeria uma maça por dia (durante um ano) e o outro ingeria ameixas secas todos os dias durante um ano.

Ao final de 6 meses, as mulheres que ingeriam maças, tiverem ao final de 6 meses uma diminuição de 23% no colesterol LDL (mau colestrol). 1

Maça é quase tão eficaz quanto as estatinas

Num estudo feito, concluiu-se que as maças são quase tão eficientes quanto a estatinas (As estatinas é um grupo de medicamentos bastante popular para tratar os níveis altos de colesterol )na redução do colesterol, sem os efeitos secundários derivados da ingestão de estatinas. 2

Maça e inflamação no corpo

Para além de baixar o colesterol, também se verificou que o consumo diário de uma maçã, levou a uma diminuição dos níveis de peroxidação lipídica e proteína c-reativa 3

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Mas o que é que isso significa?

Proteína c-reativa (PCR) - é considerado um marcador inflamatório, porque os seus níveis no corpo, permitem avaliar os níveis de inflamação no corpo. Quando existe inflamação no corpo, os níveis de proteína c-reativa estão mais elevados, quando a inflamação é nula ou reduzida, os níveis de proteína c-reativa estão mais baixos quando há inflamação no corpo e diminui quando a inflamação no corpo diminui.

Peroxidação lipídica - refere-se à degradação oxidativa dos lípidos, sendo por isso um processo inflamatório, ou seja a oxidação destes lípidos, provoca danos dos tecidos envolventes.

Se a maça reduz os níveis de PCR e peroxidação lipídica, isso quer dizer que esta diminui os níveis de inflamação do nosso corpo. Isto é importante para a saúde de qualquer pessoa e principalmente para quem faz desporto, porque as agressões a que o seu corpo é exposto, leva a um risco maior de sofrer de níveis de inflamação superiores. Níveis de inflamação altos no corpo podem levar ao aparecimento de doenças mortais.

Casca de maçã para combater o cancro

As cascas de maçã possuem fortes efeitos anti proliferativos contra células cancerígenas, ou seja combate a reprodução e aumento do numero de células cancerígenas 4. Por isso o seu consumo é aconselhado na prevenção e combate ao cancro.

E o problema dos pesticidas?

Uma forma de resolver o problema dos pesticidas, herbicidas, etc.. é tirar a própria casca da maça, fazer isto diminui os níveis de pesticidas, e herbicidas, no entanto, acontece que ao fazer isso, estarás a prescindir de grandes propriedades nutricionais da maça. Então qual a solução? Ingerir maças orgânicas, que possuem mais vitaminas e minerais. 5

Outras propriedades nutricionais da maçâ

Esta é rica em Polifenóis (poderosos antioxidantes) e fibra. Uma maça tem cerca de 20% da fibra diária recomendada. 6 Esta é também uma boa fonte de vitamina C (excelente antioxidante). 7

Qual o melhor tipo de maçã?

As maças são todas muito boas, mas eu prefiro as vermelhas porque gosto mais do sabor e segundo estudos estas possuêm muito maior quantidade de antioxidantes que os outros tipos. 8

Mas a fruta não faz ganhar gordura?

Evitar a ingestão de fruta para não ganhar gordura ou queimar gordura mais facilmente, é um erro que vejo muito, principalmente em culturistas. A verdade é que já vários estudos confirmaram que os níveis de frutose, que uma ou outra peça de fruta possui, não são significativos para provocar ganhos de gordura. No artigo “Fruta Faz Ganhar Gordura e Perder Definição Abdominal? – Toda a Verdade Revelada”, expliquei isso a partir de vários estudos.

Quantas maçãs posso ingerir por dia?

Se a saúde for a tua principal prioridade, já sabes que ingerir muita fruta e vegetais é extremamente saudável, mas se tens preocupação com a tua composição corporal e não queres ganhar gordura, então aqui fica a sugestão: de acordo com vários estudos que avaliaram a ingestão de frutose, 25-40 gramas de frutose por dia, é totalmente seguro, 9 o que corresponde a 2-3 maçãs por dia.

Conclusão

Respondendo à questão: “A maça mantém o doutor longe?”, podemos dizer que existem uma série de fatores que nos podem fazer precisar do médico, mas sem dúvida uma alimentação saudável com inclusão de uma a duas maças por dia, pode contribuir para diminuir essas visitas.

Espero que tenhas gostado deste artigo. Se gostaste, partilha com os teus amigos e ajuda-me a inspirar mais pessoas. 

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  1. Federation of American Societies for Experimental Biology (2011, May 3). ‘Apple a day’ advice rooted in science.
  2. A. D. M. Briggs, A. Mizdrak, P. Scarborough. A statin a day keeps the doctor away: comparative proverb assessment modelling study. BMJ, 2013; 347 (dec17 2): f7267 DOI
  3. Federation of American Societies for Experimental Biology (2011, May 3). ‘Apple a day’ advice rooted in science
  4. Reagan-Shaw S, Eggert D, Mukhtar H, Ahmad N. Antiproliferative effects of apple peel extract against cancer cells. Nutr Cancer. 2010;62(4):517-24
  5. Rembialkowska, E. Quality of plant products from organic agriculture. Journal of the Science of Food and Agriculture, 87(15), 2757–276
  6. Henríquez C, Speisky H, Chiffelle I, Valenzuela T, Araya M, Simpson R, Almonacid S.Development of an ingredient containing apple peel, as a source of polyphenols and dietary fiber. J Food Sci. 2010 Aug 1;75(6):H172-81.
  7. http://nutritiondata.self.com/facts/fruits-and-fruit-juices/1809/2
  8. Red Delicious, Northern Spy Apples Have Most Antioxidants, Chemists Find; May 23, 2005; American Chemical Society
  9. How safe is fructose for persons with or without diabetes?Sánchez-Lozada LG, Le M, Segal M, Johnson RJ.

Ricardo Vidal
 

Olá, eu sou o Ricardo Vidal, criador do XtraFit e sou um apaixonado por treino e nutrição. Eu acredito que todas as pessoas podem atingir o corpo dos seus sonhos, desde que orientadas no caminho certo. É isso que faço com este blog e com o meu programa de coaching online.