Treinar Apenas, Não Faz Perder Gordura!

Fazer exercício é importante para a saúde e também contribui para a perda de gordura e melhoria da composição corporal. Mas, recentemente um estudo 1 concluiu que fazer exercício físico apenas, não é o suficiente para perder gordura.

Esta pode ser uma notícia chocante para muitas pessoas, mas a verdade é que basta parar e reflectir um pouco, para facilmente chegarmos a essa conclusão.

Nunca reparaste naquelas pessoas que vão ao ginásio, matam-se a treinar e estão sempre na mesma?

Nunca ouviste aqueles comentários típicos “Eu farto-me de treinar e estou sempre na mesma”.

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Porque razão treinar apenas, não faz perder gordura?

No outro dia, fui correr ao Choupal (sítio excelente em Coimbra, onde costumo correr, em contacto com a natureza), no final da corrida estava a alongar e estavam perto de mim um grupo de "corredores", um comentava para o outro “Eh pah, eu farto-me de correr mas não consigo perder esta barriga”, passado 5 minutos estavam a falar de umas jantaradas que tinham feito dias antes e a combinar outras 🙂 Este é o retrato típico daquilo que se passa… Ou acontece isto, ou estão sempre a petiscar ou a comer comida de “plástico”, etc... e depois queixam-se que não conseguem perder gordura, apesar de fazerem muito exercício.

Recordas-te do Nelson, meu cliente de coaching, acerca do qual escrevi um artigo sobre a sua grande transformação corporal - Como é que ele Conseguiu Um Abdominal “Six Pack” em Apenas 90 Dias?

Antes de começar a ser acompanhado por mim, ele treinava muito bem, com intensidade e consistência, mas não estava a conseguir atingir os seus objectivos de composição corporal. E sabes qual era a principal razão para não o atingir? Tudo se define numa palavra apenas, Nutrição. Ele não estava a comer saudável. 

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Depois de lhe passar um plano de treino e nutrição específicos para os seus objectivos, começou imediatamente a ver resultados. Posso vos dizer, que comigo acontece o mesmo, se por alguma razão, desleixo-me na alimentação (mesmo continuando a treinar bem), noto logo diferenças no meu corpo, começo a perder definição. É por isso mesmo, que faço questão de frisar nos meus artigos que a alimentação é sem dúvida o mais importante, para se ter resultados.

Mas será, que o exercício físico não é importante para perder gordura?

Claro que o exercício é importante. Então, o que acontece quando fazemos exercício? O corpo gasta energia em forma de calorias, mas se as calorias que ingeres continuarem a ser iguais ou superiores às que queimas durante o treino, mantens o mesmo peso, ou até podes engordar.

Mais exercício nem sempre é melhor!

Outra coisa que precisas de saber sobre o exercício físico é que nem sempre, mais quantidade é sinónimo de qualidade. Num estudo, publicado na revista Current Biology 2, concluiu-se que relativamente ao exercício físico, existe uma “zona ideal”, relativamente ao volume (número de horas de treino) e intensidade, sendo que baixo volume e intensidade pouco fazem para queimar gordura e muita intensidade e volume reflectem-se em grandes resultados nos primeiros meses, e à posteriori uma diminuição de resultados, com estabilização. 

Essa diminuição de resultados surge após um mecanismo de defesa, criado pelo próprio organismo, e que leva a uma  adaptação do corpo para conseguir suportar tanta intensidade e volume de treinos. Como consequência,  deixa de ser funcionalmente eficaz e deixa de perder gordura. É por isso que grande parte das pessoas que começa um programa de exercício físico, perde gordura com mais facilidade numa fase inicial, mas com o passar do tempo, fica cada vez mais difícil.

Se és uma das muitas pessoas que passam horas e horas no ginásio, para ficar em forma, lembra-te sempre disto: "Não é a quantidade de treino que interessa, mas sim a qualidade. Fazer mais e melhor, em menos tempo. A isto chama-se eficiência."

Então o que se deve fazer, para ter os melhores resultados, sem o corpo se adaptar?

Primeiro, deves sempre variar os teus treinos de 4 em 4 semanas, para que o teu corpo esteja sempre a receber novos estímulos e o processo de adaptação seja mais dificil.

Segundo, ter uma alimentação cuidada e de acordo com os teus objectivos.

Terceiro, faz o download gratuito deste meu livro, que explica várias formas de treinar para maximizares os teus resultados.

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  1.  http://bjsm.bmj.com/content/early/2015/04/21/bjsports-2015-094911.short?g=w_bjsm_ahead_tab
  2.  http://www.cell.com/current-biology/abstract/S0960-9822(15)01577-8

Ricardo Vidal
 

Olá, eu sou o Ricardo Vidal, criador do XtraFit e sou um apaixonado por treino e nutrição. Eu acredito que todas as pessoas podem atingir o corpo dos seus sonhos, desde que orientadas no caminho certo. É isso que faço com este blog e com o meu programa de coaching online.