Suplementos Para Evitar Gripes e Constipações!

No artigo de hoje, vou falar sobre os principais suplementos para evitar gripes e constipações. 

Vê o video em baixo, para ficares esclarecido...

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Em baixo segue um resumo daquilo que falo no video..

Os suplementos para evitar gripes e constipações, podem dividir-se em duas categorias, que são, os suplementos para reduzir as infeções respiratórias, e os suplementos para manter um sistema imunitário saudável. 

Vamos ver então cada uma destas categorias...

Suplementos para reduzir as infeções respiratórias

Os melhores suplementos para reduzir as infeções respiratórias, são a Equinácea e Pelargonium Sidoides (Gerânio Sul Africano)

Equinácea

Reduz o risco e duração das infeções. 1 2

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Pelargonium Sidoides (Gerânio Sul Africano) 

Evita que a bactéria chegue ás vias respiratórias prevenindo assim o aparecimento da gripe. Para além disso, diminui a duração e severidade da gripe. 3 4

Suplementos para manter o sistema imunitário saudável

Os melhores suplementos para manter um sistema imunitário saudável são a  Glutamina, Vitamina C e Vitamina D3.

Glutamina

O exercício intenso de longa duração, esgota os níveis de glutamina em cerca de 34-50% e também aumenta o aparecimento de infeções e doenças 5

A razão que liga os níveis de glutamina baixos ao aumento do numero de infeções e doenças, é porque os linfócitos e macrófagos (têm a função de defesa do organismo contra agentes infeciosos ) dependem da glutamina como fonte de combustível primário.

Quando existe uma diminuição temporária dos níveis de glutamina, como por exemplo, durante ou após o exercício físico intenso, o sistema imunitário fica comprometido. 6

Como é que se resolve o problema de diminuição dos níveis de glutamina no organismo? Ingerindo glutamina.

Doses recomendadas:
5 gramas antes e 5gr depois do treino

Vitamina C 

A vitamina C afecta vários componentes do sistema imunitário. Estudos comprovam que a sua ingestão afecta a produção e função dos leucócitos (glóbulos brancos). 7 8

Os leucócitos, ou glóbulos brancos têm função de proteger o organismo, contra agentes patológicos causadores de doenças, utilizando para isso a produção de anticorpos.

Devido ás propriedades antioxidantes da vitamina C, esta protege os leucócitos da destruição oxidativa 9

É por isso que este é um optimo suplemento para reforçar o sistema imunitário.

Doses recomendada:
1000 a 2000mg após o treino.

Vitamina D3

Uma vez que na altura do inverno não apanhamos sol, acabamos por isso, por ficar com os níveis de vitamina D muito em baixo e isso baixa o nosso sistema imunitário. 10 

Por isso a ingestão de vitamina D, durante o Outono e Inverno, ser muito importante. 

Doses recomendada:
1000 a 2000UI por dia. 

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  1. Shah SA, et al. Evaluation of echinacea for the prevention and treatment of the common cold: a meta-analysis . Lancet Infect Dis. (2007)
  2. Karsch-Völk M, et al. Echinacea for preventing and treating the common cold . Cochrane Database Syst Rev. (2014)
  3. Fashner J, Ericson K, Werner S. Treatment of the common cold in children and adults . Am Fam Physician. (2012)
  4. Lizogub VG, Riley DS, Heger M. Efficacy of a pelargonium sidoides preparation in patients with the common cold: a randomized, double blind, placebo-controlled clinical trial . Explore (NY). (2007)
  5. Roth E, et al. (1982). Metabolic disorders in severe abdominal sepsis, glutamine deficiency in skeletal muscle. Clinical Nutrition 1. 25-41.
  6. Newsholme, E.A. (1994). Biochemical mechanisms to explain immunosupression in well-trained and overtrained athletes. International Journal of Sports Medicine. 15: 142-7.
  7. Levy R, Shriker O, Porath A, Riesenberg K, Schlaeffer F. Vitamin C for the treatment of recurrent furunculosis in patients with imparied neutrophil functions. J Infect Dis. 1996;173(6):1502-1505. (PubMed)
  8. Anderson R, Oosthuizen R, Maritz R, Theron A, Van Rensburg AJ. The effects of increasing weekly doses of ascorbate on certain cellular and humoral immune functions in normal volunteers. Am J Clin Nutr. 1980;33(1):71-76. (PubMed)
  9. Jariwalla RJ, Harakeh S. Mechanisms underlying the action of vitamin C in viral and immunodeficiency disease. In: Packer L, Fuchs J, eds. Vitamin C in Health and Disease. New York: Marcel Dekker, Inc.; 1997:309-322.
  10. http://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/vitamin-d/

Ricardo Vidal
 

Olá, eu sou o Ricardo Vidal, criador do XtraFit e sou um apaixonado por treino e nutrição. Eu acredito que todas as pessoas podem atingir o corpo dos seus sonhos, desde que orientadas no caminho certo. É isso que faço com este blog e com o meu programa de coaching online.

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