Protocolo de Tabata Adaptado ao Treino Musculação e Força!

Antes de te mostrar com podes usar o protocolo de tabata no teu treino de musculação, vou-te explicar como surgiu este protocolo. Este protocolo surgiu em 1966, pelo Dr. Izumi Tabata, um cientista japonês que comparou os efeitos de 60 minutos de treino cardiovascular de intensidade moderada, com 4 minutos de treino intervalado de alta intensidade (HIIT) [1. Effects of moderate-intensity endurance and high-intensity intermittent training on anaerobic capacity and VO2max. Tabata I1, Nishimura K, Kouzaki M, Hirai Y, Ogita F, Miyachi M, Yamamoto K.]

Tabata, estudou e comparou dois grupos. O grupo 1, fez um total de 60 minutos de exercício de intensidade moderada, cinco dias por semana. O grupo dois também treinou cinco dias por semana, mas realizou 8 sprints de 20 segundos de alta intensidade (em bicicleta estática) com 10 segundos de descanso (pedalando num ritmo mais lento), fazendo um total de 4 minutos.

O treino de alta intensidade feito em 4 minutos, melhorou o VO2 máximo (volume máximo de oxigénio, que o teu corpo consegue usar para produzir energia a partir do ar que está dentro dos pulmões) em cerca de 14% (comparativamente com o grupo do treino de 60 minutos) , enquanto a capacidade anaeróbia (fazer os exercícios sem usar oxigénio) melhorou em 28% (contrastando com o não aumento no treino de 60 minutos).

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Devido aos seus grandes resultados e sobretudo na capacidade anaeróbia, este tipo de protocolo começou a ser usado no treino de musculação e força, que são no fundo adaptações anaeróbias. 

No vídeo de hoje, explico-te melhor porque razão usar este tipo de protocolo no treino de musculação pode ser bastante vantajoso para os teus resultados e também te vou explicar, como deves estruturar esse treino ao longo de um mês, para maximizar os teus resultados. 

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Ricardo Vidal
 

Olá, eu sou o Ricardo Vidal, criador do XtraFit e sou um apaixonado por treino e nutrição. Eu acredito que todas as pessoas podem atingir o corpo dos seus sonhos, desde que orientadas no caminho certo. É isso que faço com este blog e com o meu programa de coaching online.

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