Probióticos – O Que São e Porque Necessitas Deles?

Hoje vou falar-te do que são os próbióticos e como estes são muito importantes para a tua saúde e podem também ajudar-te a perder gordura.

Probiotico vem do grego, em que “pro” significa promover e biótico significa "vida". Ou seja probiótico significa “promover a vida”.

Élie Metchnikoff foi o inventor dos probióticos. Ele tinha uma teoria, de que o envelhecimento é causado por bactérias tóxicas no intestino. O Nosso sistema digestivo tem boas e más bactérias. Manter o equilíbrio correto entre as bactérias "boas" e as "más" é necessário para uma optima saúde. No entanto se este tiver mais bactérias más do que boas, o nosso corpo fica debilitado.

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Nós temos biliões de bactérias boas, que vivem no nosso aparelho digestivo. As bactérias boas, ajudam-nos a digerir os alimentos e a absorver nutrientes de forma eficaz, influenciando o nosso metabolismo, digestão, e composição corporal. O intestino é a principal porta de entrada de nutrientes no organismo. Mas, assim como os nutrientes são absorvidos pela parede intestinal, os agentes maléficos também podem entrar por aqui. A função dos probióticos é colonizar e proteger a parede intestinal, evitando, assim, que moléculas alergénicas e micro-organismos patogênicos façam mal à saúde.

Quando o aparelho digestivo é saudável, filtra e elimina coisas que podem danificá-lo, tais como bactérias, toxinas, produtos químicos e outros produtos residuais. Por isso os probióticos são extremamente importantes para o nosso sistema imunológico.

Acredita-se que a presença de probióticos pode evitar a formação de células responsáveis pelo desenvolvimento do cancro do cólon, assim como desempenha grande importância na saúde geral e boa disposição. 1 2 3

Os probióticos são encontrados de forma natural nos iogurtes, leite fermentado e kefir. 4 5
Outras das formas de conseguir uma forma mais concentrada e é através de suplementos probióticos.

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Probióticos e perda de gordura!

As pessoas obesas têm uma população bacteriana intestinal, muito diferente das pessoas magras. À medida que as pessoas obesas vão perdendo peso, a sua população bacteriana fica cada vez mais semelhante, à existente nas pessoas magras. 6
A suplementação com probioticos em pessoas com excesso de peso pode ajudar a perder 8,5% de gordura abdominal em apenas 12 semanas. 7
O efeito dos probióticos em pessoas magras, ainda não foi estudado, mas eu acredito que estes podem ajudar qualquer pessoa a perder gordura, uma vez que colocam o nosso sistema digestivo a funcionar melhor e mais saudável. Um sistema digestivo mais saudável, permite-nos utilizar de forma mais eficiente todos os nutrientes e como tal o nosso organismo consegue queimar gordura mais facilmente.

Prebióticos, o que são?

Para além dos probióticos, também existem os prebióticos. A principal ação dos prebióticos é estimular o crescimento e/ou ativar o metabolismo das bactérias benéficas do trato intestinal (probióticos). Desta maneira, os prebióticos constituem o "alimento" das bactérias probióticas.
Sem os prebioticos, os probioticos, não funcionam em condições.
Os representantes mais conhecidos desse grupo são fruto-oligosacarídeos (FOS) e inulina. E estes podem ser facilmente encontrados nos alimentos do nosso dia a dia, não sendo por isso necessário ingestão de prebioticos na forma de suplemento.

Os prebióticos podem ser conseguidos através da ingestão de legumes, frutas e hidratos de carbono complexos. Estes existem em tantos alimentos, por isso, se tens uma alimentação saudável (proteína magra, vegetais e hidratos de baixo IG), não te deves preocupar com a ingestão destes. Muito provavelmente já consomes o necessário.

Consumo de probióticos tem efeitos secundários?

O que os estudos dizem, é que a sua ingestão é segura, no entanto é necessário ter alguns cuidados nos seguintes casos: crianças, mulheres grávidas, idosos e pessoas com o sistema imunológico comprometido. Para as pessoas com sistemas imunológicos debilitados, tomar probióticos pode não ser benéfico. 8 9

Se tiveres nestas circunstâncias fala com o teu médico antes de tomar qualquer suplemento probiótico.

Se não te encontras em nenhuma das situações em cima referidas, aconselho a ingestão de probioticos para melhoria da saúde e perda de gordura.

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  1. Guarner, F. "Gut Flora in Health and Disease." Lancet 361.9356 Feb. 2003: 512-519.
  2. Hadhazy, Adam. "Think Twice: How the Gut's 'Second Brain' Influences Mood and Well-Being."Scientific American Feb. 12, 2010. <http://www.scientificamerican.com/article.cfm?id=gut-second-brain>.
  3. "Health Benefits of Taking Probiotics." The Harvard Medical School Family Health Guide Sept. 2005. <http://www.health.harvard.edu/fhg/updates/update0905c.shtml>.
  4. Alm, L. "Therapeutic Properties of Fermented Milk." Elseveir Science (1991): 45-64.
  5. Delorme, C. "Safety assessment of dairy microorganisms: Streptococcus thermophilus." Int J Food Microbiol 126.3 Sept. 2008: 274-277.
  6. http://www.nutraingredients-usa.com/Research/Probiotics-again-linked-to-fat-and-weight-loss-RCT-data.
  7. British Journal of Nutrition / Volume 110 / Issue 09 / November 2013, pp 1696-1703. The Authors 2013 DOI: http://dx.doi.org/10.1017/S0007114513001037 (About DOI), Published online: 25 April 2013
  8. Ishibashi, N. "Probiotics and Safety." Am J Clin Nutr 73.2 Suppl Feb. 2001: 465S-470S.
  9. "Safety of Probiotics Used to Reduce Risk and Prevent or Treat Disease." Agency for Healthcare Research and Quality. Apr. 2011 <http://www.ahrq.gov/clinic/tp/probiotictp.htm#Report>.

Ricardo Vidal
 

Olá, eu sou o Ricardo Vidal, criador do XtraFit e sou um apaixonado por treino e nutrição. Eu acredito que todas as pessoas podem atingir o corpo dos seus sonhos, desde que orientadas no caminho certo. É isso que faço com este blog e com o meu programa de coaching online.