Porque se Perde a Motivação e Qual a Solução?

Há algum tempo atrás, li um artigo que revelava que grande parte das pessoas que começam um programa de exercício físico, desiste mais ou menos ao final de 90 dias.

Outra realidade paralela, é que a maioria destas pessoas volta a repetir o mesmo com frequência. Inscrevem-se novamente num ginásio para ficar em forma, desistem mais uma vez e continuam neste ciclo vezes sem conta.

Estes dados são de certa forma chocantes, mas com este artigo vais perceber um pouco melhor porque é que tal acontece e como evitá-lo, para que isto não aconteça contigo.

More...

Porque razão desistem as pessoas?

Certamente isto já aconteceu contigo: Olhas-te ao espelho, não te sentes bem com a tua imagem, então decides começar a fazer exercício físico e ter uma alimentação saudável para ficar em forma. Inicialmente começas cheio de motivação e energia, mas depois não gostas dos resultados que estás a ter e o teu nível de motivação começa a baixar até ao ponto em que desistes..

Porque razão acontece esta desmotivação?

Esta desmotivação, acontece devido à criação de uma expectativa irrealista. Quando as pessoas dão o primeiro passo neste processo, imaginam que vão conseguir um corpo de capa de revista do dia para a noite, mas depois apercebem-se que afinal isso não acontece assim tão facilmente.

Esquecem-se que os corpos que admiram não foram conquistados do dia para a noite. Aquilo que nós como público vemos, é apenas o resultado final de horas e horas de treino, disciplina alimentar, muito suor e sacrifício.

Mas o que o público diz, são coisas como: “Se eu tivesse uma genética assim…”, “Se eu tivesse tanto dinheiro como ele também ficaria assim”, “Se eu tivesse tanto tempo como ele, também conseguiria ficar assim” etc…

OFERTA: 10 Estratégias Para Queimar Mais Gordura! 

Coloca o teu nome e email em baixo, para receber o guia, com estratégias eficientes e cientificamente comprovadas para queimar mais gordura e ficar com abdominal definido!

Tu não precisas de ter nada disso, apenas necessitas de treinar de forma intensa e ter uma alimentação saudável. Depois precisas de fazer estas acções de forma disciplinada e consistente. Se fizeres isso os resultados irão aparecer.

Nós não conseguimos o que queremos, mas sim o que somos!

Se estiveres disposto a treinar de forma intensa,comer saudável diariamente e não comer “porcaria” quando te sentes tentado a fazê-lo, então deves ter grandes expectativas acerca do teu corpo. Mas não penses que os resultados que pretendes irão aparecer do dia para a noite. As grandes coisas demoram e apenas são atingidas, por aqueles que estão dispostos a fazer o necessário todos os dias, sem desistir, mesmo quando não vêem os resultados que procuram.

Se não estiveres disposto a fazer o necessário para ficar em grande forma, então porque razão desejas atingir tal objectivo? Não vale a pena sonhares com um objectivo, pelo qual não estás disposto a fazer os devidos sacrifícios. Neste caso, deves ter objectivos mais realistas de acordo com o que estás determinado a fazer, para atingir os teus objectivos.

Muda as tuas expectativas

As expectativas que tens relativamente aos resultados que pretendes atingir, devem estar intimamente ligadas com o que pretendes dar e sacrificar para conseguir lá chegar. Expectativas baseiam-se no resultado final que imaginas para ti e no tempo que achas que o consegues fazer. Por isso, quando crias as tuas expectativas tens de jogar com estas duas variáveis.

Quanto mais sacrifícios estiveres disposto a fazer, mais ambicioso deve ser o teu objectivo. Quanto menos sacrifícios estiveres disposto a fazer, menos ambicioso deve ser o teu objectivo.

Muda as tuas expectativas de acordo com isso e prepara-te para que as coisas não aconteçam do dia para a noite. Ter expectativas a longo prazo evita muitas desilusões e desmotivações. Para que não tenhas qualquer tipo de desilusão aponta o teu objectivo para longo prazo. Todas as grandes coisas demoram o seu tempo a serem construídas. Dá algum tempo a ti mesmo...

Tem paciência

Grande parte das pessoas quer tudo já para amanhã. E se as coisas que querem, não acontecem de um dia para o outro, então desmotivam e desistem.Todos os grandes monumentos, cidades e empresas, não foram construídas de um dia para o outro. O mesmo acontece com um corpo em grande forma. Ninguém que esteja em grande forma, ficou assim com meia dúzia de treinos e um batido de proteína. Estes resultados demoram por vezes, anos. É isso que precisas de ter em conta.

Algumas pessoas demoram mais tempo a atingir os seus objectivos, outras demoram menos, mas não importa em qual destas categorias te enquadras, se estiveres disposto a fazer o necessário para ficar em forma, lá chegarás, quer demores mais tempo ou menos tempo, mas precisas de ter paciência.

O tempo que poderás demorar a atingir os teus objectivos

Há pessoas que podem ficar em grande forma em 3 meses e outras em mais de um ano. O tempo que cada uma das pessoas demora a ficar em forma varia de acordo com o seu ponto de partida (condição física e composição corporal que têm no início do processo) e de acordo com aquilo que estão dispostas a dar para atingir os seus objectivos.

O ponto de partida resulta de comportamentos passados, como por exemplo se eras sedentário ou não se tinhas uma alimentação saudável ou comias o que te aparecia à frente, etc..Como isso é algo que resulta do passado, então é algo que já não consegues controlar, uma vez que não consegues voltar ao passado e mudar os comportamentos que te levaram à tua situação actual. Por isso foca-te completamente naquilo que podes controlar, ou seja, no que estás disposto(a) a fazer e a sacrificar, para atingir os teus objectivos.

Para perda de peso, uma boa média é perder 0,5 a 1kg por semana. Para ganhar músculo, uma boa média é ganhar 0,5 a 1kg por semana.

Ganha prazer em ser saudável

Não deves olhar para todo este processo só como uma forma de atingir os teus objectivos. Treinar e ter uma alimentação saudável é um modo de vida que te dá mais energia, deixa-te mais bem disposto, mais saudável, dá-te anos de vida, faz de ti mais produtivo no trabalho, etc.. as vantagens são inúmeras.

Por isso, não te foques só nos resultados. Lembra-te que este é o caminho certo para viver mais e melhor. Mesmo que não estejas a ter resultados, não existe razão para deixar de treinar e de ter uma alimentação saudável, porque os benefícios que este estilo de vida te dá, são superiores a isso.

O meu conselho para ti

O que te quero dizer é que, primeiro, precisas de definir o que estás disposto a fazer para atingir os teus objectivos e segundo precisas de definir bem as tuas expectativas (objectivo e tempo realista). Depois disso levanta a cabeça, mantém o fócus no objectivo final, acredita e continua a persistir, porque só assim se consegue ter sucesso.

Umas pessoas demoram mais tempo, outros menos, mas se treinares e comeres bem de forma consistente, irás conseguir ficar com o corpo dos teus sonhos, demore o tempo que demorar. Desistir não é caminho, porque se o fizeres é certo que não chegarás nunca ao teu objectivo. É preciso continuar a lutar para no final saíres vitorioso(a). Passo a passo vais criando a tua história de conquistas. Dia a dia irás realizando os teus objectivos mesmo que não se veja à primeira vista, mas continua a fazer o que tens feito e garanto-te que quando deres por ti estás fantástico(a) e orgulhoso(a) do teu corpo.

Mantém a cabeça levantada, e acredita, porque os teus objectivos esperam por ti!

Precisas de Ajuda Para Ficar em Forma?

​Com o programa XtraFit Coaching online, tens tudo o que precisas para ter sucesso. Recebe planos de treino e nutrição personalizados,de acordo com os teus objectivos e necessidades, acesso a uma plataforma online, onde tens conteúdo exclusivo e regular, como artigos, receitas saudáveis, videos exclusivos e muito mais....Carregue Aqui para Saber Mais!

Ricardo Vidal
 

Olá, eu sou o Ricardo Vidal, criador do XtraFit e sou um apaixonado por treino e nutrição. Eu acredito que todas as pessoas podem atingir o corpo dos seus sonhos, desde que orientadas no caminho certo. É isso que faço com este blog e com o meu programa de coaching online.

Carrega Aqui Para Deixares um Comentário em Baixo 0 Comentários

Deixa o Teu Comentário: