Pipocas – Snack Muito Saudável E Nutritivo!

Hoje vou falar-te sobre as pipocas e o seu valor nutricional. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as pipocas são um excelente snack. São muito saudáveis e nutritivas. O problema está, em como estas são preparadas. Neste artigo vou-te explicar porque razão estas são saudáveis. Vou também partilhar uma receita de pipocas, simples e saudável.

Pipocas de Pacote

As pipocas de pacote, próprias para cozinhar no micro-ondas são um atentado à tua saúde.

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Grande parte das marcas de pacote de pipoca para microondas são constituídas por:

PFOA (Ácido perfluorooctanóico):

Também conhecido como C8 e perfluorooctanoato . A EPA (Environmental Protection Agency) classifica este agente como cancerígeno.

Gorduras Trans:

Considerada como a gordura mais letal. Responsável por milhares de mortes por ano, associadas a problemas cardíacos e não só. Esta também, aumenta em 75% o risco de sofrer de cancro da mama. 1 2

TBHQ (Butylhydroquinone Terciário): 

A FDA (Food and Drug Administration) define um limite superior de 0,02% de gordura trans em alimentos. 3 Em doses mais elevadas, tem efeitos bastante negativos para a saúde, tais como a produção de precursores para os tumores do estômago e danos no ADN. 4. Alguns estudos demonstraram que a exposição prolongada a altas doses de TBHQ pode ser cancerígeno, 5, com grande risco para tumores do estômago. 6

Corantes e conservantes: 

Muitos dos corantes e conservantes usados nos alimentos não são nada saudáveis. Quando nestes alimentos, vem omitido o tipo de corantes e conservantes são usados, mais razões temos para desconfiar que estes não são saudáveis.

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Pipocas de Cinema

Estas têm imenso sal e açúcar, por isso, também são tudo menos saudáveis.

Pipocas Têm Mais Antioxidantes que os Vegetais!

Ao contrário das pipocas de saco ou de cinema, as pipocas caseiras, podem ser muito saudáveis. O estudo, realizado na Universidade de Scranton , na Pensilvânia , por Dr. Joe Vinson, mostra que as pipocas têm mais antioxidantes do que as frutas ou os vegetais. 7 O estudo descobriu que uma porção de pipocas proporciona até 300 mg de polifenóis (antioxidantes), enquanto a ingestão diária necessária, de frutas e vegetais fornece entre 200-250 mg .

Numa entrevista ao Science Daily, Dr. Joe Vinson explica:

"Pipocas podem ser o lanche perfeito. É o único lanche em que os cereais são 100 por cento naturais. Todos os outros cereais são processados ??e diluídos com outros ingredientes. Uma porção de pipocas irá fornecer mais do que 70 por cento do consumo diário de cereais integrais. Em média, uma pessoa só ingere cerca de meia porção de cereais integrais por dia, e a pipoca pode preencher essa lacuna de uma forma muito agradável e saudável. "

Pipocas e o seu Valor Nutricional

Uma caneca (25 g) tem só cerca de 31 calorias , 0,3 g de gorduras (0,03 g saturada , 0,16 g polinsaturados , monoinsaturados 0,1 g ), tem também só 6,22g de hidratos e 1,04 g de proteína.

As pipocas também têm uma grande quantidade de vitaminas ; folato , niacina , riboflavina , tiamina , vitaminas B, A , E e K , bem como uma fonte de ferro , potássio e zinco

Pipocas e o seu IG

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, classificou as pipocas com um baixo índice glicémico (IG). Estas têm um IG de 55. Este tipo de alimentos, mantêm-nos saciados por mais tempo, porque mantêm os níveis de açúcar no sangue constantes. Níveis de açúcar baixos e constantes ajudam a não acumular gordura corporal.

Como Deves Preparar o Teu Snack de Cinema!

Eu costumo dizer - "Quem falha a preparação prepara-se para falhar". Já sabes que as pipocas de cinema não são saudáveis, têm muito açúcar ou sal e estão cheias de más calorias. No meu caso, o que eu faço é: preparo uns snacks em casa, coloco tudo em pequenas embalagens e como não deixam entrar com comida no cinema, sem ser, as que compramos ao balcão, peço à minha namorada para me guardar tudo na sua carteira. Sabes como são as carteiras das mulheres, dá para colocar tudo lá dentro, parece as cartolas dos mágicos, só falta sair de lá coelhos e pássaros a voar 🙂 . Então porque não colocar uns snacks saudáveis! 🙂

Existem muitas formas saudáveis de preparar as tuas pipocas. Basta só procurares no Google, por receitas de pipocas saudáveis, que te aparecem imensas. É só escolheres. No meu caso, não gosto de complicar muito, gosto delas simples e com poucas calorias.

Aqui ficam 1 forma muito simples de preparares as tuas pipocas......

Receita de pipocas doces :

Ingredientes:

1. Óleo de coco (1 colher de sobremesa)

2. Milho (uma a duas mãos cheias)

3. Xilitol (qb)

4. Manteiga Light (qb)

Preparação:

1. Coloca o óleo de coco na panela sobre o lume.

2. Junta-lhe o milho e fecha a panela

3. Vai abanando a panela, para o milho não tocar. Mantém sempre a panela fechada.

4. Derrete um pouco de manteiga num pequeno tacho ou frigideira a parte e coloca sobre as pipocas. Quando estas tiverem concluídas.

5. Coloca o xilitol por cima das pipocas e está pronto a servir.

Espero que tenhas gostado deste artigo. Se gostaste, partilha com os teus amigos e ajuda-me a inspirar mais pessoas. 

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  1. Breast cancer: a role for trans fatty acids?". World Health Organization . 2008-04-11.
  2. Chajès V, A. Thiébaut CM, Rotival M, Gauthier E, Maillard V; Boutron-Ruault MC, Joulin V, Lenoir GM, Clavel-Chapelon F (2008). "Association between serum trans-monounsaturated fatty acids and breast cancer risk in the E3N-EPIC Study". Am. J. Epidemiol 167 (11): 1312–20. doi:10.1093/aje/kwn069. PMC 2679982. PMID 18390841.
  3. Title 21: Food and Drugs. PART 172—FOOD ADDITIVES PERMITTED FOR DIRECT ADDITION TO FOOD FOR HUMAN CONSUMPTION Subpart B—Food Preservatives.
  4. Tert-Butylhydroquinone - safety summary from The International Programme on Chemical Safety.
  5. Gharavi N, El-Kadi A (2005). "tert-Butylhydroquinone is a novel aryl hydrocarbon receptor ligand". Drug Metab Dispos 33 (3): 365–72. doi:10.1124/dmd.104.002253. PMID 15608132.
  6. Hirose, Masao et al.; Yada, Hideaki; Hakoi, Kazuo; Takahashi, Satoru; Ito, Nobuyuki. "Modification of carcinogenesis by -tocopherol, t-butylhydro-quinone, propyl gallate and butylated hydroxytoluene in a rat multi-organ carcinogenesis model". Carcinogenesis (Oxford University Press) 14 (1): 2359–2364. doi:10.1093/carcin/14.11.2359. PMID 8242867. Retrieved 2 Februally 2010.
  7. Dr Joe Vinson, University of Scranton. “Popcorn: The snack with even higher antioxidants levels than fruits and vegetables” - Research presented at a meeting of the American Chemical Society.

Ricardo Vidal
 

Olá, eu sou o Ricardo Vidal, criador do XtraFit e sou um apaixonado por treino e nutrição. Eu acredito que todas as pessoas podem atingir o corpo dos seus sonhos, desde que orientadas no caminho certo. É isso que faço com este blog e com o meu programa de coaching online.