Melhora a Digestão, Transforma o Teu Corpo e Saúde!

Já alguma vez ouviste dizer, que “nós somos o que comemos”? De facto isso não é completamente verdade! Mais importante do que aquilo que comes, é aquilo que consegues digerir, porque é na digestão que captas todos os nutrientes que ingeres. Se tiveres uma alimentação saudável, mas não tiveres um sistema digestivo a funcionar em pleno, não vais conseguir recolher todos esses nutrientes e por isso a tua saúde sai prejudicada.

Ter um sistema digestivo saudável e a funcionar em pleno, é de facto uma das coisas mais importantes para conseguir perder gordura e ganhar musculo.

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Ter um mau sistema digestivo vai influenciar negativamente a tua saúde, uma vez que irá prejudicar a tua imunidade, capacidade de desintoxicação, balanço hormonal, funcionamento do cérebro e sistema nervoso, o que por sua vez também vai influenciar os teus resultados na perda de gordura ou ganhos de massa muscular.

Se o teu objetivo é perder gordura, tens de fazer uma nutrição e treino especifico para isso, o mesmo se quiseres aumentar de massa muscular. Podes até mesmo fazer tudo correto, mas se o teu sistema digestivo não estiver a 100%, grande parte do teu trabalho irá por água abaixo. Não irás recuperar tão bem dos treinos, não irás treinar com tanta energia, irás estar com um abdómen inchado, o teu corpo não vai funcionar de forma eficiente (devido à carência de nutrientes – causado por más digestões) na queima de gordura, o teu sistema hormonal não irá funcionar em pleno e até mesmo para aumentares de massa muscular, os teus músculos não irão receber todos os nutrientes que deviam receber.

Alguns sinais de um sistema digestivo debilitado são:

  1. Gases sistemáticos e diários
  2. Barriga inchada
  3. Azia diária

Se tens alguns destes sintomas, é sinal que o teu corpo não está a conseguir fazer ,de forma eficiente, a digestão dos alimentos.

O nosso sistema digestivo é também responsável pelo nosso bem estar mental, níveis de energia, saúde e longevidade. Por isso é que é crucial ter um sistema digestivo saudável e a funcionar em pleno. A questão é, o que podes fazer para ter um melhor sistema digestivo? É isso que vamos ver hoje.

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Como Melhorar a Digestão!

Os principais fatores a combater numa má digestão

  1. Poucos ácidos no estômago
  2. Muitos ácidos no estômago
  3. Flatulência
  4. Obstipação

Vamos ver como combater cada um deles…

Melhorar ácidos no estômago

Se costumas sentir uma má disposição ou desconforto, sempre que ingeres uma refeição com proteína, então é porque deves ter poucos ácidos no estomago. O primeiro passo na digestão da proteína é feito no estômago a partir do ácido hidroclórico que está dependente também de zinco 1. A produção de ácido hidroclórico e zinco declinam com a idade, a consequência é a indigestão, a seguir a refeições altamente proteicas.

A solução passa por tomar um suplemento digestivo que contenha betaína hidroclórico com pelo menos 15mg de zinco, de uma forma facilmente absorvida como o zinco citrato.

Diminuir ácidos no estômago

Enquanto umas pessoas têm ácidos a menos, outras têm a mais. Estas pessoas geralmente sentem azias a seguir às grandes refeições. Este problema pode ser resolvido facilmente, ingerindo menos alimentos ácidos (alimentos proteicos), álcool, café, chá e aspirina. Os minerais cálcio e magnésio são alcalinos e têm um efeito calmante para quem tem excesso de acidez de estomago 2

Combater a flatulência

A flatulência pode ser um sinal de má digestão nos intestinos, condição que estimula a proliferação de más bactérias e outros micro-organismos. A forma mais simples de corrigir isso é ingerir um suplemento de enzimas digestivas a cada refeição.

Estas enzimas digestivas têm de ser capaz de digerir os três macronutrientes: proteína, hidratos de carbono e gordura. Por isso estas têm de ter protease (enzima que digere a proteína), amílase (enzima que digere os hidratos) e lípase (enzima que digere os lípidos). Nos rótulos vem especificado que enzimas tem.

Para além disso convém que o suplemento possua a enzima alfa- galactosidade que quebra os hidratos indigestos (vegetais e feijões), reduzindo assim a flatulência. Este também reduz a produção de gás após uma refeição rica em hidratos com fermento (ex:pão). 3

Para além disso, ingerir também um bom probiotico, com mais de 100 milhoes de organismos e convém que estes também contenham FOS (fruto oligosacarideios) que ajuda a alimentar os probioticos, tornando-os assim mais eficazes.

Obstipação

Deves privilegiar a ingestão de vegetais, fruta e cereais integrais (ex: aveia). Beber muita água, suplementar com 2 gramas de Vitamina C por dia (em suplemento) ingerir FOS(fruto oligosacarideios) que têm um efeito laxante. 4

Esta solução, não é uma solução imediata, mas sim a médio prazo para prevenir situações de obstipação repetidas.

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  1. www.uofmhealth.org/health-library/
  2. www.webmd.com/vitamins-supplements/
  3. The effect of oral alpha-galactosidase on intestinal gas production and gas-related symptoms. Di Stefano M1, Miceli E, Gotti S, Missanelli A, Mazzocchi S, Corazza GR.
  4. http://www.webmd.com/vitamins-supplements/

Ricardo Vidal
 

Olá, eu sou o Ricardo Vidal, criador do XtraFit e sou um apaixonado por treino e nutrição. Eu acredito que todas as pessoas podem atingir o corpo dos seus sonhos, desde que orientadas no caminho certo. É isso que faço com este blog e com o meu programa de coaching online.