Como o Indice Insulinémico do Leite Pode Fazer Aumentar a Gordura Corporal!

É verdade que o leite tem um baixo índice glicêmico (IG) e uma baixa carga glicémica (CG), mas infelizmente, os produtos lácteos, têm uma resposta insulinémica alta.

Resposta insulinémica, o que é?

De uma forma simples a resposta insulinémica corresponde à libertação de insulina pelo pâncreas, provocada, pela ingestão de um determinado alimento!

Para a maioria dos alimentos, o índice glicémico e o índice insulinémico andam de mãos dadas, o que significa que, quanto mais um alimento aumenta os níveis de açúcar no sangue, mais este estimula a libertação de insulina pelo pâncreas.

Normalmente, os alimentos de baixo índice glicémico resultam numa menor elevação de açúcar no sangue e menor elevação nos níveis de insulina.

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Resposta Insulinémica do Leite!

No entanto, segundo um estudo feito na universidade de Lund na Suécia 1 apesar de o leite ter um baixo índice glicémico de 15-30, tem uma resposta insulinémica alta de 90-98, que não é muito diferente da resposta insulinémica do pão branco (tipo de pão utilizado como referência neste estudo). Estes resultados são praticamente idênticos em leite magro, meio gordo ou gordo.

Resposta Insulinémica e Acumulação de Gordura!

A insulina não é uma hormona má, nem boa. Isso depende da situação. A seguir a um treino de musculação a insulina beneficia o crescimento muscular, porque transporta a glicose para os músculos, armazenando-a sob a forma de glicogénio. No entanto, quando os aumentos de insulina acontecem em momentos fora dos treinos de musculação, estes contribuem para acumulação de gordura no corpo. Por seu lado quando os níveis de insulina estão baixos, o corpo começa a usar gordura como fonte de energia.

Por essa razão, se queres queimar gordura deves evitar beber leite durante o dia, porque este faz elevar os teus níveis de insulina. No entanto se este for bebido logo após o treino de musculação, a história já é um pouco diferente, situação que explico no artigo Leite uma das melhores bebidas pós-treino!

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  1. Inconsistency between glycemic and insulinemic responses to regular and fermented milk products. Ostman EM, Liljeberg Elmståhl HG, Björck IM. - Department of Applied Nutrition and Food Chemistry, Center for Chemistry and Chemical Engineering, Lund University.

Ricardo Vidal
 

Olá, eu sou o Ricardo Vidal, criador do XtraFit e sou um apaixonado por treino e nutrição. Eu acredito que todas as pessoas podem atingir o corpo dos seus sonhos, desde que orientadas no caminho certo. É isso que faço com este blog e com o meu programa de coaching online.