Glucagon – Uma Das Principais Hormonas Para Queimar Gordura!

Glucagon tal como a insulina é uma hormona segregada também no pâncreas, mas ao contrário da insulina, esta ajuda-nos a queimar gordura. Quando bem manipulada, esta pode ser uma hormona importantíssima, para conseguirmos queimar imensa gordura, de forma natural.

Glucagon e o seu papel na Queima de Gordura

Segundo um estudo feito por um conjunto de investigadores, concluiu-se que “grandes concentrações de Glucagon (provocadas de forma natural), estão associadas a maiores taxas de gastos de energia e oxidação de gordura independente da idade, sexo e composição corporal. Este efeito, em conjunto com o papel estabelecido da GLP-1 (Glucagon-like peptide 1) para promover a saciedade, podem ainda favorecer o seu potencial terapêutico no tratamento da obesidade" [1. Higher fasting plasma concentrations of glucagon-like peptide 1 are associated with higher resting energy expenditure and fat oxidation rates in humans 13- Nicola Pannacciulli, Joy C Bunt, Juraj Koska, Clifton Bogardus, and Jonathan Krakoff ]

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Glucagon tal como a insulina, também é produzida no pâncreas. A insulina é libertada quando a glicose (açucar)está presente na corrente sanguínea e o glucagon é libertado na ausência de glicose no sangue (como por exemplo quando ficas 5/6 horas sem comer).

A função principal do glucagon é manter os níveis de glicose no sangue, e só é produzida quando estes estão baixos, evitando assim uma hipoglicémia. Quando os níveis de glicose no sangue ficam baixos, o glucagon vai ligar-se aos seus receptores no fígado, fazendo com que este transforme o glicogénio hepático (fígado) e o liberte em forma de glicose para a corrente sanguínea, fazendo subir novamente os valores de glicose no sangue. No entanto quando já não existe mais glicogénio hepático, o glucagon entra nas células e faz com que a gordura das mesmas seja libertada. E fá-lo com a ajuda de uma enzima, de queima de gordura, chamada HSL (lipase hormona-sensível). O HSL quebra os triglicéridos em ácidos gordos e glicerol, estes são lançados na corrente sanguínea e são queimados para serem utilizados como energia pelo corpo.

O Glucagon funciona então como um interruptor de queima de gordura. Este está na posição "off" quando os níveis de insulina estão altos e está na posição “on” quando estes estão baixos.

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Situações Que Diminuêm a Produção de Glucagon

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1. Estar sempre a comer - Se estamos constantemente a comer, o nosso corpo mantem-se com açúcar suficiente, então o glucagon não será preciso aqui.

2. Consumir hidratos de carbono – Quando comemos hidratos de carbono ou qualquer tipo de açucares, estes vão provocar um pico de glicose (açucar) no sangue, que vai alterar o equilíbrio insulina / glucagon. Ou seja, os níveis de insulina vão aumentar, e os níveis de glucagon vão descer, isto vai fazer com que o nosso corpo deixe de queimar gordura.

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Formas de Aumentar a Produção de Glucagon

1. Comer bastantes Vegetais - Uma maneira eficaz de diminuir a resposta à insulina, é a fibra, não a partir de cereais, mas a partir de uma fonte melhor - vegetais. Vegetais verdes com toda a sua fibra ajudam a diminuir imenso a resposta da insulina, ajudando assim a queimar gordura.

2. Ingerir bastante proteína - Após uma refeição rica em proteínas, o glucagon é utilizado para converter o excesso de aminoácidos em glicose através da gliconeogénese. Esta é uma das raras situações em que a insulina e glucagon estão activos, uma vez que altos níveis de aminoácidos no sangue também desencadeiam libertação de insulina.

3. Diminuir o consumo de hidratos – Ao diminuir o consumo de hidratos de carbono, conseguimos manter os niveis de insulina baixos, favorecendo assim a produção de glucagon

4. Aumentar o consumo de gorduras saudáveis – quando ingerimos gorduras poli-insaturadas ou mono-insaturadas, estas servem para manter os níveis de insulina baixos, ou para prevenir que estes não subam em demasia.

5. Fazer exercicio de alta intensidade - O exercício faz aumentar a produção de glucagon, e quanto mais intenso melhor. Este pode aumentar 4ª 5 vezes mais do que os valores normais.

6. Fazer Jejum – Fazer Jejum não só é vantajoso para limpar o corpo de impurezas como para estimular a produção de glucagon. O problema do jejum é que este pode activar outra hormona, o cortisol.Esta hormona poderá contribuir para a perda de massa muscular e ganhos de gordura. Existem formas de fazer jejum tirando todas as vantagens do mesmo, sem prejudicar a nossa massa muscular ou gordura, no entanto este não é um tópico para ser falado neste artigo. Noutro artigo irei falar melhor sobre a melhor forma de ser feito.

Espero que tenhas gostado deste artigo. Se achaste o conteúdo interessante, partilha com os teus amigos através das redes socias e ajuda-me a inspirar mais pessoas.

 

 

Ricardo Vidal
 

Olá, eu sou o Ricardo Vidal, criador do XtraFit e sou um apaixonado por treino e nutrição. Eu acredito que todas as pessoas podem atingir o corpo dos seus sonhos, desde que orientadas no caminho certo. É isso que faço com este blog e com o meu programa de coaching online.

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