Existem muitos autores que referem que tomar banhos de água fria ajudam a perder peso, a melhorar o sistema imunitário, a estimular a produção de testosterona, a melhorar a qualidade da pele e cabelo, aumentam a recuperação pós-treino, entre muitos outros benefícios… 

Mas a verdadeira razão porque eu comecei a tomar duches de água fria no meu dia-a-dia, não teve nada a ver com cada um desses benefícios, porque, por mais que todos esses benefícios sejam tentadores, para mim que sou um aficionado por melhoria da minha saúde, performance e composição corporal, grande parte deles não corresponde à verdade… 

Por isso vou desvendar alguns desses supostos benefícios, que afinal não são mais do que mitos que foram criados.  Depois vou falar sobre os verdadeiros benefícios de tomar duche de água fria, e estes sim, são a verdadeira razão porque comecei a incluir, um a dois duches de água fria no meu dia-a-dia.

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Duches de água fria, não são eficientes a queimar gordura

As células de gordura "brancas", são as mais comuns e que toda a gente conhece, cujo trabalho principal é armazenar calorias para uso futuro.

As células de gordura castanhas ajudam a manter uma temperatura corporal estável fazendo o oposto: queimar calorias para gerar calor. [1]

Num estudo colocaram 11 pessoas num quarto frio, durante um dia inteiro, e no final do dia, verificou-se que apenas conseguiram queimar em média 70 calorias.[2] Estas 70 calorias correspondem a mais ou menos uma fatia de pão..

Sendo racionais, seria preferível diminuir uma fatia de pão na tua alimentação diária, ou fazer uma corrida de 10 minutos, do que passar um dia completo em sofrimento.

Se num dia inteiro em contacto com o frio, queimas apenas 70 calorias, então o que faria um duche de apenas meia dúzia de minutos? Não faria nada, por isso é que os duches de água fria não ajudam a perder peso..

Duche de água fria não aumenta a produção de testosterona

A maioria dos autores que afirma que tomar banho frio é uma forma eficaz de terapia hormonal, justificando e bem que as células dos testículos funcionam melhor em temperaturas mais baixas. [3]

Apesar de isso ser verdade, não há evidências de que tomar um banho frio durante uns minutos reduz a temperatura dos testículos o suficiente para causar qualquer impacto, uma vez que grande parte da água toca na cabeça, peito, cara, ombros, costas, etc…

Duche de água fria, não melhora a recuperação muscular

Os estudos revelam que de facto os banhos de gelo ( colocar todo o corpo numa banheira com água gelada), ajuda a reduzir a dor muscular e acelerar a recuperação pós-treino [4],  mas não há nada que comprove que um duche de água fria de meia dúzia de minutos, faça o mesmo.

Se queres o mesmo efeito, de forma mais fácil, coloca gelo (tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias) durante 10 a 20 minutos sobre a zona que queres ajudar a recuperar. 

Duches de água fria, podem ajudar a melhor o sistema imunitário, apenas de forma muito ligeira

Um estudo descobriu que ficar sentado em água fria durante uma hora, três vezes por semana, durante seis semanas, pode aumentar de forma ligeira a contagem de glóbulos brancos, embora não tenha impacto noutros marcadores da função imunológica. [5]

Os verdadeiros benefícios associados aos duches de água fria

As verdadeiras razões pelas quais eu comecei a fazer duches de água fria são estas….

Um duche de água fria, deixam-nos mais despertos, mais focados e com "visão 4K" 

Um duche de água fria, activa o nosso sistema nervoso simpático, e aumenta a produção de  noradrenalina. [6] A produção de adrenalina activa mais o funcionamento do nosso cérebro, dá-nos mais energia, desperta-nos e deixa-nos mais focados.. 

Em termos pessoais, uso geralmente para começar os meus dias de trabalho, que me faz sentir  mais desperto e focado....Uma das coisas que também sinto após o banho é uma visão mais definida e mais limpa. Chamo-lhe a “visão 4K”.  

Um duche de água fria, melhora a sensação de bem estar

A sensação de bem estar, está relacionada com a combinação da produção de dopamina e noradrenalina, que podem aumentar imenso com um duche de água fria. Este cocktail químico que nos deixa com uma maior sensação de bem estar. 

Os investigadores dizem que devido à grande densidade de receptores na pele, um banho de água fria envie uma quantidade impressionante de impulsos elétricos, das terminações nervosas periféricas, para o cérebro, o que pode resultar num bom efeito antidepressivo. 

Coloca-nos numa situação de desconforto

Uma das estratégias para sermos mais, vivermos mais e retirarmos o maior número de experiências enriquecedoras da vida, é estarmos constantemente a desafiar-nos e a colocarmo-nos fora da nossa zona de conforto.. 

Todos nós gostamos do conforto de um banho de água quente e ninguém gosta de um banho de água fria, e no não gostar é que está o desafio.. 

Eu próprio sou muito averso à água fria. Mesmo fazendo duches de água fria já algum tempo, minutos antes de o fazer fico um pouco nervoso.. até que conto “1, 2, 3, Bora” e lá vou eu para o sofrimento, que dura apenas uns 10 a 20 segundos, depois o corpo começa a habituar-se à temperatura e fico durante 2 minutos, de forma tolerável..

Como começar o hábito de um duche de água fria por dia?

Quando faço o meu duche de água fria, primeiro retiro algum prazer, com um banho de água quente, depois durante uns segundos ainda debaixo da água quente começo a preparar-me para o banho de água fria e faço a minha contagem “1, 2, 3, Bora” e lá vou eu.. 

Comecei inicialmente com um banho de água quente e na parte final, passava para tépida, para o corpo se habituar e depois 15 segundos de água fria… e fui fazendo sempre assim até os 60 segundos.. 

Agora tomo o meu banho com água quente e depois no final, faço a contagem e viro logo para a água fria...os primeiros 10 a 20 segundos são um choque, mas depois passa.. O truque é controlar a respiração, fazer uma respiração abdominal calma, controlando assim todo o corpo, sem andar aos saltos e sair de baixo do chuveiro..

O objectivo é ficar calmo e tranquilo debaixo do chuveiro, como se estivesse a tomar um banho de água quente.. passar pela cabeça, cara costas, ombros peito, etc.. e aproveitar ao máximo.. 

No final vais-te sentir-te muito bem.. acredita.. Vais sentir-te com mais energia e mais vivo..

Podes começar como eu comecei e ir gradualmente aumentando de tempo e baixando a temperatura da água à medida que vais evoluindo e vai-te desafiando... Sempre com mais tempo e água ainda mais fria...

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Referências Bibliográficas:

1. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3726172/ 

2. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18335051

3. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2455487

4. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24504431

5. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8925815

6. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4049052

Ricardo Vidal
 

Olá, eu sou o Ricardo Vidal, criador do XtraFit e sou um apaixonado por treino e nutrição. Eu acredito que todas as pessoas podem atingir o corpo dos seus sonhos, desde que orientadas no caminho certo. É isso que faço com este blog e com o meu programa de coaching online.

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