“Dieta do Frio” – Revelação Cientifica Para Queimar Mais Gordura!

Hoje venho falar-te sobre a “dieta” do frio. De facto isto não é bem uma dieta, mas um misto de “comportamentos” que podes fazer diariamente, no teu treino, nutrição e até mesmo quando estás a ver televisão que te podem fazer queimar imensa gordura. Segundo vários estudos este tipo de “comportamentos”, podem aumentar ainda mais queima de gordura. 

Para muitas “especialistas”, perder gordura é algo matemático, se ingerirmos mais calorias do que gastamos, iremos ganhar gordura. Se o contrário acontecer, perdemos gordura. De facto isso é complementarmente verdade, mas essa é só uma pequena parte de todo o sistema de perda de gordura.

More...

Outro dos factores muito importantes para a queima de gordura e pouco valorizados, por muitos desses “especialistas”, é a forma como o nosso sistema energético, bioquímico e hormonal trabalham. De facto, para mim este é o factor mais importante na perda de gordura, por essa razão no meu livro de "Abdominal Definido - Toda a Verdade", tenho um capitulo inteiro em que explico como estimular naturalmente as hormonas responsáveis por queimar gordura. 

Se tornares o teu sistema energético, bioquímico e hormonal mais eficiente vais queimar muito mais gordura (quer estejas em saldo calórico negativo ou não). Se juntares a isto um plano hipocalórico, então será “ouro sobre azul”. Relativamente a esse plano hipocalórico deve ser feito com ciclos, caso contrário o teu corpo irá atingir uma estagnação, mas não me quero alongar muito sobre isso, esse tema seria outro artigo para explicar todas as razões disso acontecer e a melhor forma de fazer esse ciclo de calorias. Irei deixar isso para uma outra altura. Por agora vou-me ficar só pela parte da “Dieta Do Frio”.

Como Michael Phelps queima as suas 12000 calorias diárias!

Já há muitos anos que se estuda os benefícios do frio na perda de gordura. Recentemente Ray Cronise, um ex-cientista da NASA, aplicou todas esses estudos e fez as suas conclusões.

?

Michael Phelps - Dieta das 12000 calorias
Ele conta, que tudo começou, quando um dia estava a ver uma reportagem sobre o Michael Phelps, e se falou no seu plano de 12.000 calorias por dia. Esta é a dieta que Michael Phelps utiliza para manter o seu peso e conseguir excelentes níveis de performance. Se olharmos para um atleta bodybuilding de top (por exemplo Ronnie Coleman), que têm muito mais músculo, estes consomem 7000 a 8000 calorias por dia numa fase de bulking (grande aumento de peso). Em média um homem normal consome cerca de 2000 a 3000 calorias numa dieta de manutenção de peso (dependendo de peso, altura, nível de actividade etc)

?

OFERTA: 10 Estratégias Para Queimar Mais Gordura! 

Coloca o teu nome e email em baixo, para receber o guia, com estratégias eficientes e cientificamente comprovadas para queimar mais gordura e ficar com abdominal definido!

Supostamente as 12000 calorias que Phelps consome deviam faze-lo aumentar brutalmente de peso, mas a verdade é que ele é um individuo magro e consegue-se manter assim durante todo o tempo (a verdade é que ele não deveria sequer conseguir comer tantas calorias, é quase humanamente impossível, mas a verdade é que ele o faz).

Duas teorias que Cronise usou para justificar o facto de Phelps consumir aquelas calorias todas e não engordar, é porque este treina na água e a água é 25 vezes melhor condutor de energia do que o ar, logo ai, este queima muito mais energia do que qualquer atleta que treine fora de água. Por outro lado, se este nada em águas a temperaturas ligeiramente inferiores à sua temperatura corporal, irá dispender mais energia para repor a temperatura normal do corpo.

Vamos então ver isso um pouco melhor e explicar então como podes por essas teorias a trabalhar para te ajudar a queimar mais gordura.

Diferentes tipos de Gordura Para Aumentar Metabolismo!

A primeira explicação reside nos dois diferentes tipos de gordura. A gordura branca e a gordura castanha, mais conhecida por BAT( Brown adipose tissue).

Ao contrário da gordura branca que só acumula calorias, as células da gordura castanha (BAT), queimam calorias para produzir calor (energia). Então o truque passa por neutralizar as células da gordura branca e activar as de gordura castanha! Mas como se faz isso? Calma que já lá vamos!

Onde Está Localizada A Gordura Castanha!

BAT localiza-se na parte superior das costas e pescoço. [1. National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases of the National Institutes of Health (grants DK087317, DK081604, DK046200, DK077097, P30 DK036836 and KL2 RR025757), Harvard University and its affiliated academic health care centers, the Harvard Stem Cell Institute, and Eli Lilly Foundation. ] Conforme podes ver pela figura em cima. 

Como Activar BAT e Queimar Muito Mais Gordura!

Quando sujeitas o teu corpo a temperaturas frias, a BAT é activada. [2. Cold but not sympathomimetics activates human brown adipose tissue in vivo.Proc. Natl. Acad. Sci. U.S.A.. Jun 19, 2012;109(25):10001-5.Cypess AM, Chen YC, Sze C, Wang K, English J, Chan O, Holman AR, Tal I, Palmer MR, Kolodny GM, Kahn CR.Section of Integrative Physiology and Metabolism, Research Division, Joslin Diabetes Center, Harvard Medical School, Boston, MA 02215, USA. ]Quando esta é activada o teu corpo começa a queimar gordura. [3. Brown-fat paucity due to impaired BMP signalling induces compensatory browning of white fat. Schulz TJ, Huang P, Huang TL, Xue R, McDougall LE, Townsend KL, Cypess AM, Mishina Y, Gussoni E, Tseng YH. Section on Integrative Physiology and Metabolism, Joslin Diabetes Center, Harvard Medical School, Boston, Massachusetts 02215, USA. ] Ou seja, quando o teu corpo é sujeito ao frio, a BAT é activada, para produzir calor (energia) para fazer com que o teu corpo volte à homeostasia (equilirio). A BAT vai trabalhar, até ao momento em que o teu corpo tiver atingido a sua temperatura normal. Esta activação da BAT, começa em minutos após a exposição ao frio. Segundo um estudo publicado no Jornal de Investigação Clinica, quando expões o teu corpo a temperaturas entre 16 a 19 graus celsius, já consegues activar a BAT. [4. Recruited brown adipose tissue as an antiobesity agent in humansTakeshi Yoneshiro,1 Sayuri Aita,2 Mami Matsushita,2 Takashi Kayahara,3 Toshimitsu Kameya,4 Yuko Kawai,4 Toshihiko Iwanaga,1 and Masayuki Saito. ]

Existem duas formas de activar a BAT:

1. A primeira é de uma forma geral. Consegues isso submetendo todo o teu corpo ao frio, como por exemplo tomar um banho longo no mar gelado, ou fazer uma corrida de calções e tshirt no frio.

2. A segunda é localmente. Se colocares um saco de gelo na zona onde a BAT está concentrada esta irá ser activada. O gelo terá de ser colocado sobre a zona de parte de trás do corpo, apanhando a zona inferior do pescoço, parte superior das costas, podendo apanhar um pouco a zona dos trapézios. Este método foi experimentado em estudos por Aaron Cypess no Beth Israel Deaconess Medical Center com bons resultados. A meu ver este método não é tão eficaz quanto o primeiro. No entanto usando os dois funciona muito bem.

Quantas Calorias Queimamos Por Dia Estimulando a BAT!

Nós todos temos quantidades de BAT diferentes. Uns têm mais BAT outros menos. No entanto segundo Ray Cronise “quando duas pessoas com níveis de BAT muito diferentes se colocam numa piscina de água fria ambos aumentam o seu metabolismo”.

Ray Cronise também diz o seguinte: Quando uma pessoa com relativamente pouca BAT é exposta ao frio durante duas horas, esta irá queimar 35 calorias a mais por hora ( durante todo o dia). Já uma pessoa com grandes quantidades de BAT, quando é exposta a duas horas de frio, esta irá queimar 68 calorias a mais por hora ( durante todo o dia).

Quanto Dessa Energia Vem da Gordura!

As calorias gastas durante o exercício, podem vir dos hidratos ou da gordura. A melhor forma de avaliar isso é através do Quociente de Respiração (QR = CO2 Eliminado/ Oxigénio Consumido). Quanto mais próximo o QR estiver perto do valor 0,7 mais gordura se queima, quanto mais próximo estiver o QR de 1,0 maior quantidade de hidratos se queima.

Segundo o seu estudo, após 15 minutos a nadar em água fria o QR já era de 0,695 , ou seja, os gastos energéticos vinham todos da gordura. Estes valores mantiveram-se 12 minutos após o treino ter terminado (o treino demorou 20 minutos) .

O que isto nos diz, é que, não só queimamos gordura durante o treino, mas também após (para que isso aconteça, está desaconselhado tomar banho de água quente).

A Minha “Dieta do Frio” Para Queimar Mais Gordura!

Existem diferentes formas de estimular a BAT. Aqui vou deixar-vos a “Dieta do Frio” , como disse anteriormente, esta não é bem uma dieta, mas um conjunto de comportamentos que te vão ajudar a queimar mais calorias estimulando a BAT. Chamei-lhe “Dieta do Frio”, simplesmente porque achei que seria um nome engraçado e apelativo. Todos os métodos que te vou contar, já os utilizei por várias vezes, com grandes resultados. Alguns deles utilizei na minha primeira transformação corporal e ajudaram-me a conseguir ficar em grande forma.

Então aqui fica a minha “Dieta do Frio”:

a) Correr com calções e tchirt ao frio (correr de tronco nu, também é uma opção, podes é correr o risco de pensarem que és maluco). Para as mulheres um top e um calção curto.

b) Tomar banho de água fria ou tépida. 

c) Beber água fria durante o dia (tem de ser fora das refeições, uma vez que esta dificulta a digestão)

d) Ingerir 200 a 400 mg de cafeina 45 min antes de começar a corrida no frio (Vê o artigo que escrevi sobre isso: Cafeina Ajuda Mesmo a Queimar mais Gordura?)

e) Colocar gelo na zona onde se concentra a BAT (zona do pescoço e parte superior das costas) durante 20 a 30 minutos por dia. Podes fazer isto muito fácilmente quando vês televisão. Nos dias que estás em casa, podes fazer isso várias vezes.

As estratégias que eu não uso são,  o ponto A e B, porque é muito desconfortával 🙂 Mas se fizeres todas as outras, vais conseguir bons resultados. 

Espero que tenhas gostado deste artigo. Se gostaste, partilha com os teus amigos e ajuda-me a inspirar mais pessoas. 

Ricardo Vidal
 

Olá, eu sou o Ricardo Vidal, criador do XtraFit e sou um apaixonado por treino e nutrição. Eu acredito que todas as pessoas podem atingir o corpo dos seus sonhos, desde que orientadas no caminho certo. É isso que faço com este blog e com o meu programa de coaching online.

>