6

Como ele conseguiu transformar o seu corpo!

Hoje, venho partilhar mais um caso de sucesso dos meus clientes de coaching.

Vou falar sobre alguns dos desafios que ele teve de ultrapassar para atingir os seus objectivos e o que fez ao longo de mais ou menos 2 meses para conseguir ficar todo definido e com um abdominal "six-pack".

O passado do Hélder!

Desde miúdo que pratica desporto. Recentemente faz Crossfit.

Quando me procurou para o acompanhar, o seu objectivo era ficar todo definido e melhorar a sua performance desportiva. Eu disse-lhe o seguinte: “Composição corporal e performance são duas coisas distintas. Quando queremos fazer duas coisas diferentes ao mesmo tempo acabamos por não fazer nenhuma em condições. Mas não é possível trabalhar as duas? Sim, mas não é a situação ideal, uma vez que o tipo de nutrição e treino são completamente diferentes. Por isso diz-me qual a tua prioridade neste momento, trabalhamos nisso durante um tempo e quando estiver atingido, passamos para o outro objectivo”.

Optámos numa primeira fase pela composição corporal e depois performance. No final de praticamente 2 meses a fazer o meu programa de acompanhamento, já estava completamente definido.

More...

É possível para todos, conseguir em apenas 2 meses, os resultados que o Hélder conseguiu?

Bem, o Hélder tem uma genética favorável e isso eu não vou negar, além disso tem uma boa quantidade de massa muscular, o que por sua vez, condiciona positivamente o seu metabolismo, tornando mais fácil a perda de gordura. Mas isso não justifica tudo, já vi muitos com estrutura e genética idêntica ao Hélder, a treinar anos e anos, sem conseguir metade dos resultados que ele conseguiu.

Ele próprio,  já treinava à anos sem ter os resultados que procurava.

Então o que fez o Hélder para ter excelentes resultados em apenas 2 meses?

Primeiro: Só fazia treinos da sua modalidade desportiva. Quando começou o meu acompanhamento, começou a fazer treinos específicos para queimar gordura e definir.

Segundo: Outro factor extremamente importante foi, que antes ele comia o que achava que deveria comer, baseado no senso comum e conversas entre pessoal de ginásio. Com o meu acompanhamento, começou a fazer um plano de nutrição personalizado e específico para os seus objectivos.

Terceiro: Os seus níveis de motivação mudaram.

Quando estás sozinho, num processo de transformação corporal, os níveis de motivação são completamente diferentes. Quando estás a ser acompanhado tens alguém que quer tanto como tu, que tenhas resultados e puxa por ti quando estás mais em baixo, vive todas as tuas pequenas vitórias ao longo do processo, mesmo que seja à distância, como foi o caso.

Algo muito comum na relação que tenho com os meus clientes é o nível de cumplicidade e empatia que acabamos por criar, alguns chegam mesmo a dizer que o seu grande nível de desempenho deve-se ao facto de não me quererem desiludir. O Hélder foi exactamente igual, numa conversa que tivemos,  ele perguntou-me o que estava a achar dos seus resultados, eu disse obviamente que estava a gostar muito e ele disse-me, que só não queria falhar com o nosso compromisso. Como seu Coach, ouvir isto, é fantástico.

O Hélder tinha duas motivações muito fortes para ter excelentes resultados. Uma ficar todo “ripado”, como ele próprio me disse, a outra, não me desiludir e não falhar o compromisso que tinha comigo. Creio que a primeira razão, foi o que lhe permitiu começar e a segunda foi o que lhe permitiu continuar e chegar ao excelente nível onde chegou.Isto aconteceu porque ele sentiu que não estava sozinho, que eu daria o meu melhor por si e que ambos fazíamos uma equipa, que lutávamos por uma causa comum - os seus resultados. Só é possível vencer, quando ambos os elementos da equipa estão dispostos a dar o seu melhor, pela mesma causa.

Nem tudo foi um conto de fadas

Foto de Helder, nas férias, após 2 meses de disciplina diária

Todo e qualquer processo de transformação corporal, não é algo que aconteça sem esforço, sacrifício e dedicação.  Se fosse fácil todas as pessoas o faziam.

Uma das principais razões que leva as pessoas a não conseguir ficar em forma, apesar do seu desejo, é o facto de continuarem a comer o mesmo que comiam, treinar da mesma forma, e deixarem-se levar pela linguagem preguiçosa da mente (“hoje estou cansado”, “hoje não me apetece treinar”, “é só este bolo”, etc...

Para ficar em forma, precisas de estar disponível a fazer as coisas de forma diferente, disciplinada e consistente. Foi exactamente isso que o Hélder fez, não arranjou desculpas e fez o que tinha a fazer.

Ficar em forma é o resultado de assumirmos 100% de responsabilidade pelo nosso destino!

A mentalidade de grande parte das pessoas, assenta na filosofia de que a sua vida e tudo o que faz parte dela, é o resultado de factores externos e sobre o qual não tem qualquer controlo, como azar, destino, genética, pais, vizinhos, falta de tempo, dinheiro etc…Esta mentalidade de arranjar desculpas para tudo é um hábito muito comum.

Se queres mudar o teu corpo, tens de assumir responsabilidade completa pelo teu destino. Tu és o principal criador da tua realidade.

Achas que não tens tempo para treinar e organizar as tuas refeições? 

Organiza melhor o teu tempo, vai menos ao facebook, dorme menos, vê menos televisão. Está chuva e frio? Desde quando isso impede alguém de treinar? Treina em casa, vai ao ginásio, ou treina à chuva, porque ela não "morde".

Deixa-te de desculpas e assume completa responsabilidade pelo teu corpo, porque este é apenas resultado de como treinas, como comes e quantas vezes o fazes, o resto é só "paisagem".

A sua realidade, podia tê-lo feito desistir

O Hélder tem uma empresa de transportes e parte do seu trabalho é fazer mudanças, um trabalho fisicamente cansativo. Imagina na altura do Verão, o “menino” a carregar móveis até um 5º andar, com um calor infernal. Estás a imaginar ? Agora a isso, acrescenta-lhe vários trabalhos durante o dia, a começar ás 8 da manhã em sítios que o obrigam a andar horas de camião, e que o fazem ter que levantar frequentemente às 5h da manhã para conseguir treinar. Para além disso, tem dias que ás vezes dorme longe de casa, e tem de preparar antecipadamente a comida para mais do que 3 dias. Estas são algumas das coisas que me lembro.

Foto de Hélder - refeições pré-preparadas para um dia.

Se há alguém que podia inventar mil e uma desculpas para desistir, seria o Hélder. Nunca o fez por duas razões: Queria ficar todo “ripado” e mais do que isso queria honrar o compromisso que tinha feito comigo. É por isso que tenho um grande orgulho nele. Para ti Helder, que certamente irás ler isto 🙂

“Obrigado por tudo. Tem sido um enorme prazer acompanhar-te nesta caminhada. És uma verdadeira inspiração. Fico muito feliz pelos nossos caminhos se terem cruzado. Um grande abraço meu amigo”

Quais os seus objectivos daqui para a frente?

Neste momento são: manter a composição corporal que conseguiu atingir durante este tempo, com o meu acompanhamento e agora dedicar-se mais à parte de performance. Está novamente a fazer a sua programação de CrossFit e continua a ser seguido por mim, na parte nutricional, com a vertente para performance, incluído no serviço - CrossFit Performance Nutrition. 

Há uns dias, após o Hélder ter feito um excelente treino, agachando com 203kg, enviou-me um mail a dizer o seguinte: “Obrigado por todo o acompanhamento coach...Nunca tive nesta forma...És incrível”. São mails como estes, que me fazem dar sempre mais e melhor pelos meus clientes, ajudando-os a atingir o seu verdadeiro potencial.

​O que podes fazer, depois de ler este artigo?

Todos os dias nos deparamos com mil e um obstáculos e razões para não começarmos agir na realização dos nossos objectivos, mas com a larga experiência que tenho, uma coisa te posso garantir, "as luzes nunca vão estar todas verdes", vai haver sempre alguma coisa que se vai meter no caminho entre ti e os teus objectivos, ou uma reunião que dura mais tempo do que o previsto, ou uma festa que te impede de seguires o teu plano, ou porque estás cansado, etc.. Isso são coisas que fazem parte da vida e irão estar sempre a acontecer. Se aguardares pelo momento certo, irás esperar uma vida inteira. 

O conselho que te dou, senta-te num sítio isolado e organiza a tua vida, de forma a conseguires treinar e levar uma alimentação saudável todos os dias. Faz perguntas a ti mesmo, para resolver os desafios que tens, e o teu cérebro vai-se abrir em busca de respostas. Quando dizes que não consegues, o teu cérebro fecha-se e aceita isso como uma resposta. Acredita que tudo é possível, faz perguntas a ti mesmo, e verás o teu cérebro a dar-te soluções para todos os teus desafios. 

Depois disto só tens de agir todos os dias de forma disciplinada e consistente. É esse o caminho para o sucesso. 

Precisas de ajuda para transformar o teu corpo? 

Se precisas de motivação, acompanhamento de treino e nutrição pede ajuda a um profissional qualificado que te possa ajudar a atingir os objectivos. 

Consulta o meu serviço de coaching, na página www.xtrafitcoaching.com​ e vê se é aquilo que precisas e procuras. Se tiveres alguma dúvida contacta-me através dessa página.

Se eventualmente, por qualquer razão achares que o meu serviço não vai de encontro às tuas necessidades, então continua a procurar alguém ou algum serviço que sintas que se adapte melhor às tuas necessidades, faz a tua escolha, cumpre os treinos e a alimentação, mantém o focus e nunca deixes de acreditar em ti. 

Espero muito sinceramente que este artigo te tenha servido de inspiração para mudares a tua vida de vez..

Partilha este artigo com os teus amigos e ajuda-me a inspirar mais pessoas..

Tem um fantástico dia 🙂

Ricardo Vidal
 

Olá, eu sou o Ricardo Vidal, criador do XtraFit e sou um apaixonado por treino e nutrição. Eu acredito que todas as pessoas podem atingir o corpo dos seus sonhos, desde que orientadas no caminho certo. É isso que faço com este blog e com o meu programa de coaching online.

Carrega Aqui Para Deixares um Comentário em Baixo 6 Comentários
George goncalves - Setembro 30, 2016

Ola ricardo tudo bem foste tu que fizes te com que o helder fica se assim?

Reply
    Ricardo Vidal - Setembro 30, 2016

    Olá George! Em boa verdade quem fez grande parte do trabalho foi o Hélder. Eu apenas o acompanhei na nutrição, treino e motivação, mas quem teve de ter a disciplina de treino e alimentação para atingir os resultados foi ele. Como costumo dizer, eu não faço milagres. Apenas dou as ferramentas necessárias para as pessoas transformarem os seus corpos. O que determina a qualidade dos seus resultados é o seu nível de empenho e disciplina com que usam as tais ferramentas. Esse é o segredo de qualquer grande transformação corporal..
    Grande Abraço

    Reply
George goncalves - Outubro 12, 2016

Achas que me poderias acompanhar tambem?

Reply
    Ricardo Vidal - Outubro 13, 2016

    Olá Jorge! Claro que sim.. Faz a tua inscrição no site http://www.xtrafitcoaching.com . Se tiveres alguma dúvida, carrega no menu do canto superior direito (contactos), envia-me as tuas questões que responderei o mais breve possível..
    Abraço

    Reply
Sofia claro - Fevereiro 27, 2017

Boa noite , Ricardo … Gostaria de saber se tens bons resultados em mulheres?

Reply

Deixa o Teu Comentário: