Como Criar Hábitos de Sucesso no Fitness e na Vida!

Estamos já no novo ano, é altura de reflectir um pouco sobre o ano que passou e estabelecer novas metas para o novo ano.

Todos os anos eu tiro sempre uns dias de férias antes do fim do ano, para estar sozinho e reflectir sobre o que fiz, o que ficou por fazer, pensar em novos projectos e no rumo que quero dar à minha vida no próximo ano.

Depois de definir os meus objectivos para o novo ano, defino sempre novas acções e hábitos que tenho de criar para atingir esses mesmos objectivos. Porque em ultima análise são estes que vão transformar, um objectivo imaginário em real. 

Pelo facto de a criação de hábitos ser tão importante, hoje vou falar-te de como os criar e como potenciá-los ao máximo, para que toda a tua vida seja beneficiada.

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Estabelecer objectivos é apenas uma parte da solução para o sucesso. Estabelecer objectivos e agir de forma consistente na sua realização é a combinação perfeita para o sucesso. Objectivos sem acções de pouco valem, e acções sem objectivos também de pouco valem, porque levam-te a um destino aleatório. 

Todos os anos o mesmo se sucede a milhões de pessoas. Estabelecem novos objectivos, começam o ínicio do ano cheios de motivação para realizar os seus sonhos, mas passado um mês, esquecem-se e voltam à rotina antiga.

Estabelecer objectivos é fácil. Qualquer um consegue escrever meia dúzia de coisas num caderno e esperar que se realizem. Mas só os que definem as acções necessárias para lá chegar e que transformam essas ações em hábitos, é que são capazes de atingir os seus objectivos. É por isso que é tão importante estabelecer hábitos de sucesso.

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"As pessoas de sucesso, são simplesmente aquelas que têm hábitos de sucesso"

Brian Tracy

O poder dos pequenos hábitos

No artigo "6 Chaves Para o Sucesso na Vida e Fitness", falei-te sobre a importância de criar hábitos. O problema é que nem sempre é fácil criar um hábito.

Quais são os hábitos que te podem levar a ficar em forma? Por exemplo, praticar exercício físico e comer saudável todos os dias. Mas criar esses hábitos, pode ser uma tarefa muito difícil para quem nunca o fez, despertando um sentimento de sobrecarga, que pode levar a desmotivação e desistência. Por isso, mais importante do que criar grandes hábitos, para fazer grandes mudanças, é criar pequenos hábitos.

Pequenos hábitos, levam a pequenas mudanças, várias pequenas mudanças todas somadas ao longo do tempo, reflectem-se em grandes mudanças.

“As nossas decisões e hábitos diários, têm um enorme impacto sobre os nossos níveis de felicidade e sucesso”

Shawn Achor

Como criar pequenos hábitos

Para começar um processo de transformação corporal não precisas de começar logo a todo gás. Podes começar por incluir pequenos hábitos, como por exemplo começar por incluir vegetais ao teu almoço e jantar. Beber pelo menos 2 litros de água por dia, não comer hidratos refinados, fazer exercicio 3x por semana de apenas 30 minutos, etc…

Estabelece pequenas coisas que possas fazer todos os dias, que te ajudem a ficar mais próximo dos teus objectivos e à medida que vais evoluindo, vais incluindo cada vez mais pequenos hábitos.

A forma mais fácil de conseguir fazer grandes coisas, é aprender primeiro a fazer e a celebrar coisas pequenas. Se só conseguires fazer 10 minutos de exercício, então faz isso mesmo e celebra o facto de o teres conseguido fazer. Se fizeres isso já é uma vitória. Se conseguires mais tempo, é uma vitória ainda maior.

É isso que deves fazer com todos os objectivos que tenhas na vida. O importante é seres consistente com os teus pequenos hábitos. A consistência desenvolve a motivação e a autoconfiança que precisas para atingir os teus objectivos.

Se falhares em ser consistente, irás desenvolver uma expectativa de falhanço, em tudo aquilo que fazes na vida.

Se um pequeno hábito não estiver a funcionar, então é porque é provável que este seja demasiado grande. Torna-o mais pequeno e deixa-o crescer normalmente, conforme a tua preparação e disponibilidade.

“Alcança o sucesso em qualquer área da vida, identificando as estratégias óptimas e repetindo-as até que se tornem um hábito”

Charles J. Givens

Como criar grandes hábitos

Tens duas formas de criar grandes hábitos, ou deixas que pequenos hábitos se transformem com o tempo em grandes hábitos, ou te focas num grande hábito de cada vez.

Segundo estudos, um hábito demora cerca de 21 a 30 dias a ser criado. Se criares um grande hábito de sucesso por mês, ao longo de doze meses criaste 12 grandes hábitos de sucesso.

Consegues imaginar a grande diferença que isto fará na tua vida? Basta apenas que te foques num hábito por mês. Trabalha durante esse mês nas novas acções que pretendes implementar e ao fim de 30 dias, essas acções já te saem de forma completamente natural. Crias assim um novo grande hábito. Nessa altura já te podes focar noutro hábito.

Assim se cria um ano de sucesso.

Já decidiste que hábitos vais criar na tua vida, para fazeres deste novo ano um grande ano?

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Ricardo Vidal
 

Olá, eu sou o Ricardo Vidal, criador do XtraFit e sou um apaixonado por treino e nutrição. Eu acredito que todas as pessoas podem atingir o corpo dos seus sonhos, desde que orientadas no caminho certo. É isso que faço com este blog e com o meu programa de coaching online.