Como Criar as Condições Fisiológicas Para Queimar Gordura

"A queima de gordura" é um processo de duas partes:


1. Libertação de energia dos depósitos de gordura no sangue (lipólise).

2. Utilização da gordura presente no sangue, como fonte energética (oxidação).

Este primeiro passo, a lipólise, é desencadeada pelas "catecolaminas, que incluêm" a adrenalina e noradrenalina. Depois da gordura ter sido libertada para a corrente sanguinea, vai ser queimada, por uma série de processos internos.

Para que este processo ocorra de forma mais eficiente possível, têm de estar criadas várias condições fisiológicas. É disso que vou falar no artigo de hoje. Vou explicar como criar as condições óptimas para queimar gordura. 

More...

Condições Necessárias Para Haver Queima de Gordura Eficiente


1.Baixos níveis de insulina:

Baixos niveis de insulina, promovem a produção de HSL (enzima responsável pela libertação de ácidos gordos das células). 1

2. Baixos níveis de glicose no sangue:

Quanto mais recursos energéticos houver disponiveis no nosso corpo, menos gordura queimamos. Se tivermos muita glicose (energia) no sangue ou nos músculos em forma de glicogénio, o corpo vai utiliza-las como energia prioritária em vez da gordura. Níveis de glicose no sangue elevadas, são responsáveis por uma menor queima de gordura, menores niveis de glicose no sangue, são responsáveis por uma maior queima de gordura.

OFERTA: 10 Estratégias Para Queimar Mais Gordura! 

Coloca o teu nome e email em baixo, para receber o guia, com estratégias eficientes e cientificamente comprovadas para queimar mais gordura e ficar com abdominal definido!

3. Sensibilidade à insulina alta:

Sensibilidade à insulina corresponde, à capacidade que o nosso corpo tem em lidar, com a entrada de glicose e distribuí-la pelas diferentes partes do corpo. Individuos com sensibilidade à insulina baixo, têm uma baixa capacidade de lidar com a entrada de glicose no organismo, acumulando gordura mais fácilmente. Individuos com sensibilidade à insulina alta, têm maior capacidade para lidar com a entrada de glicose no organismo, transportando-a de forma mais eficiente para o figado, músculos e células, tendo por isso maior dificuldade em engordar. 

4. Metabolismo alto:

Ter um metobolismo elevado, faz com que o nosso corpo queime não só mais calorias durante o treino, como também durante o nosso dia-a-dia.

5. Sistema hormonal favorável:

Somatropina (HGH) 2, leptina 3 e glucagon 4, são consideradas das hormonas mais importantes na queima de gordura. Ser capaz de manipular naturalmente estas hormonas, através da nutrição e treino é um dos grandes segredos para queimar gordura de forma eficiente.  No meu livro "Abdomen Definido - Toda a Verdade", explico todas as estratégias que podes usar para promover uma maior pordução natural destas hormonas. 

Como Criar as Condições Para Queimar Mais Gordura


Ao assegurarmos todas estas condições, a queima de gordura, processa-se de forma mais fácil e eficiente. Vamos então ver o que é necessário fazer, para que conseguir queimar gordura de forma mais eficiente:

1.Baixos níveis de insulina:

Baixos niveis de insulina, conseguem-se ingerindo pequenas refeições de 2 em 2 horas ou de 3 em 3 horas. Ingerir a ultima “grande” refeição 2 a três horas antes do treino e uma pequena refeição baixa em hidratos 30 minutos antes do treino muscular. Se o treino for cardio, a refeição 2 a 3 horas antes é suficiente.

2. Baixos níveis de Glicose no sangue:

Este consegue-se da mesma forma que o anterior, com um maior destaque para as quantidades de hidratos durante o dia, uma vez que despertam os niveis de glicose no sangue. Estes são necessários para o nosso rendimento durante o dia, assim como nos treinos, mas tem de ser feito de forma moderada. Consumir mais nos dias de treino muscular e menos nos dias de treino cardiovascular.

3. Sensibilidade à insulina alta:

Para melhorar os niveis de insulina, devemos fazer treinos musculares pelo menos 3 vezes por semana e fazer treinos de cardio no modo de HIIT. 5 6

Vê artigo que falei sobre a melhor forma de fazer este treino - Toda a Verdade sobre HIIT, EPOC e Gordura!

4. Metabolismo alto:

A melhor forma de manter o metabolismo alto durante os treinos musculares, é fazer descanso curtos entre séries ou fazer uns exercicios a seguir a outros. Fora das horas de treino, manter uma vida activa, como subir escadas em vez de andar de elevador. Estacionar o carro mais longe do local de trabalho para andar um pouco a pé, ou até mesmo ir de bicicleta para o trabalho.

Também te podes alimentar de forma a estimular o metabolismo. Podes fazer isso de duas formas:

a) Consumir 20 a 30 gr de proteína a todas as refeições. Proteína tem um efeito térmico de cerca de 30% 7, muito superior ao dos hidratos e gordura. O efeito térmico corresponde à quantidade de calorias que o teu organismo gasta, para digerir e absorver os alimentos.

b) Consumir Vegetais fibrosos (couve, bróculos, feijão verde, grelos, espinafres, etc..) e hidratos integrais (aveia integral, arroz integral, etc…) diminui o apetite e aumenta o efeito térmico do corpo (quantidade de calorias que gasta na digestão dos alimentos), uma vez que as fibras, são de digestão mais dificil por parte do nosso organismo.

5. Sistema hormonal Favorável: 

Conseguir aumentar a produção da somatropina, leptina e glucagon de forma consistente faz com que consigamos queimar muito mais gordura e ficar com um abdominal definido. É por isso que no meu programa “Abdominal Definido - Toda a verdade”, dedico bastante atenção em várias estratégias de nutrição e treino que fazem aumentar de uma forma exponencial a produção natural dessas hormonas. 

Algumas das formas de estimular estas hormonas:

a) Somatropina - Fazer treinos do género HIIT. Vê video que explico como fazê-lo - Treino para maximizar a produção de hormona de crescimento. 

b) Leptina - Diminuir a quantidade de hidratos nuns dias e aumentar noutros. Vê artigo - Leptina o segredo para ter um corpo sem gordura

c) Glucagon - Ingerir bastantes vegetais e proteína. Após uma refeição rica em proteínas, o glucagon é utilizado para converter o excesso de aminoácidos em glicose através da gliconeogénese. Vê artigo - Glucagon, uma das principais hormonas para quemar gordura

Resumo Simplificado 

De uma forma resumida, aqui ficam as diferentes estratégias que precisas de por em prática para começar a queimar gordura de forma eficiente.

1. Calorias: Ingerir menos calorias do que as necessárias para manter o peso

2. Macronutrientes: Consumir uma dieta rica em proteína e baixa em hidratos nos dias de treino cardiovascular e uma dieta rica em hidratos e proteína nos dias de treino muscular.

3. Alimentação Estratégica: Consumir mais hidratos em redor das horas de treino muscular. 2 a 3 horas antes e até 3 horas depois

4. Treinos Metabólicos: Fazer treinos musculares metabólicos, com descansos curtos entre séries.

5. Treinos HIIT: Fazer 2 a 3 vezes por semana o treino tipo HIIT.

6. Treino Muscular: Fazer treino muscular pelo menos 3 vezes por semana.






?

Queres Saber Mais, Como Queimar Gordura e Ganhar Músculo?

?Com o programa "Abdominal Definido - Toda a Verdade", vais descobrir tudo o que precisas, para ganhar músculo e queimar gordura. Este programa consiste em 6 manuais, com uma abordagem cientifíca nas estratégias de treino, nutrição e suplementação para ganhar músculo e queimar gordura de forma eficiente. 

Gostarias de Ter Um Acompanhamento Personalizado de Treino e Nutrição?

?Com o programa XtraFit Coaching online, tens tudo o que precisas para ter sucesso. Recebe planos de treino e nutrição personalizados,de acordo com os teus objectivos e necessidades, acesso a uma plataforma online, onde tens conteúdo exclusivo e regular, como artigos, receitas saudáveis, videos exclusivos e muito mais....Carregue Aqui para Saber Mais!

Espero que tenhas gostado deste artigo. Se achaste o conteúdo interessante, partilha com os teus amigos através das redes socias e ajuda-me a inspirar mais pessoas







Show 7 footnotes
  1. http://xtrafit.pt/cafe-ingerido-hidratos-faz-acumular-gordura/
  2. Growth hormone treatment of abdominally obese men reduces abdominal fat mass, improves glucose and lipoprotein metabolism, and reduces diastolic blood pressure.Johannsson G, Mårin P, Lönn L, Ottosson M, Stenlöf K, Björntorp P, Sjöström L, Bengtsson BA.Source: Research Center for Endocrinology and Metabolism, Sahlgrenska University Hospital, Göteborg, Sweden
  3. The role of leptin in the regulation of energy balance and adiposity.van Dijk G.SourceDepartment of Animal Physiology, Division Neuroendocrinology, School of Behavioural and Cognitive Neurosciences, University of Groningen, Haren, The Netherlands.
  4. Higher fasting plasma concentrations of glucagon-like peptide 1 are associated with higher resting energy expenditure and fat oxidation rates in humans 13- Nicola Pannacciulli, Joy C Bunt, Juraj Koska, Clifton Bogardus, and Jonathan Krakoff
  5. LaForgia J et . ai . Efeitos da intensidade e duração do exercício sobre o excesso de consumo de oxigênio pós-exercício . J Sports Sci . 2006 Dez ; 24 (12) :1247-6.
  6.  Metabolism. Impact of exercise intensity on body fatness and skeletal muscle metabolism.Tremblay A1, Simoneau JA, Bouchard C.
  7. Kinabo JL, Durnin JV. Thermic effect of food in man: effect of meal composition, and energy content. Br J Nutr. 1990 Jul;64(1):37-44.

Ricardo Vidal
 

Olá, eu sou o Ricardo Vidal, criador do XtraFit e sou um apaixonado por treino e nutrição. Eu acredito que todas as pessoas podem atingir o corpo dos seus sonhos, desde que orientadas no caminho certo. É isso que faço com este blog e com o meu programa de coaching online.