Como O Café Altera As Tuas Hormonas!

Desta vez trago-te mais um artigo sobre a cafeina. Neste vou mostrar-te como os cafés que ingeres, podem afectar os teus niveis hormonais , e como tal prejudicar a perda de gordura e aumento de massa muscular, uma vez que tanto um objectivo como o outro dependem muito do bom funcionamento hormonal.

Cafeina e Cortisol

O cortisol é uma hormona essencial para a manutenção da homeostasia (equilíbrio interno) do organismo. Chamada "hormona do stress” esta regula e influência muitas das mudanças que ocorrem no corpo em resposta ao stress, incluindo:

  1. Manutenção dos níveis de açúcar (Glucose) no sangue
  2. Manutenção do metabolismo das proteínas, hidratos e gorduras.
  3. Ações anti-inflamatórias
  4. Pressão arterial
  5. Ativação do sistema nervoso central
  6. More...

Apesar da sua produção ser essencial ao equilíbrio do nosso organismo, elevações crónicas desta hormona, podem levar ás seguintes consequências:

  1. Perda de massa muscular
  2. Aumento na acumulação de gordura corporal
  3. Diminuição dos níveis de testosterona

Estudos recentes indicam que a ingestão de cafeína (5 mg/kg), antes de treinos de musculação, aumentam significativamente a concentração de cortisol (Woolf et al., 2008, Beaven et al, 2008). 1 2 Mas isso não acontece só com os treinos de musculação, o mesmo também acontece com a ausência de exercício físico 3 4, and Michael F. Wilson. Pharmacol Biochem Behav. Author manuscript; available in PMC 2008 February 22. ]

Cafeina e Testosterona

Os resultados de um outro estudo mostraram que a cafeina provoca uma pequena elevação nos níveis de testosterona, no entanto os benefícios da produção desta hormona perdem importância, defido ao efeito negativo e superior da produção de cortisol. (Beaven et al., 2008). 5

Cafeina e Hormona de Crescimento

Se não sabes quais os benefícios desta hormona na perda de gordura, vê o artigo que escrevi sobre isso, que explica como esta hormona te pode ajudar a queimar mais gordura e como podes aumentar a sua produção de forma natural(4 Truques Para Aumentar a Produção de HGH e Queimar Mais Gordura! )

Relativamente ao comportamento desta hormona e o consumo de cafeina, existe algumas variações com exercício e sem exercício físico.

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Cafeina e Hormona de Crescimento com ausência de exercício físico

Segundo um estudo feito com ratos, publicado no “Journal of Endocrinological Investigation” conclui-se que a cafeina estimula o aumento na produção de hormona de crescimento. Este aumento de hormona de crescimento foi induzido com ausência de exercício físico. 6

No entanto a longo prazo, quando esse consumo de cafeina é crónico ( tomar vários cafés por dia de forma frequente), faz diminuir a produção de hormona de crescimento, podendo levar o nosso organismo a perder eficiência na sua produção diária. 7 Devido à importância que esta hormona tem, em te dar um corpo definido e sem gordura, sugiro que não arrisques a sua toma frequente.

Cafeina e Hormona de Crescimento com exercício físico!

Num estudo mais recente, feito pela Chang Jung Christian University, Taiwan e publicado no Journal of Sports Science and Medicine (2010) 8, em que se analisou a influência do consumo de cafeina com os níveis de hormona de crescimento em humanos, conclui-se que o consumo de cafeina (as doses do estudo foram 6 mg/kg) uma hora antes de um treino de musculação (8 exercicios, 3 séries de 10 repetiçõs a 75% de 1RM – 1 Repetição Máxima), reduz a produção de hormona de crescimento. Uma das Justificações que apresentam para esse resultado, é o aumento de ácidos gordos livres provocados pela Cafeina. Para quem não sabe, a Hormona de crescimento é influenciada negativamente pela quantidade de ácidos gordos livres. 9 10 11

No último artigo que escrevi sobre a cafeina aconselhei-te a sua ingestão só em exercícios cardiovasculares contínuos e agora percebes bem porquê. Treinos de Musculação ou treinos intervalados, são muito bons para aumentar a produção de hormona de crescimento, se ingerires cafeina durante estes treinos, vais estar a deitar fora uma parte muito importante destes. Ao contrário em exercícios cardiovasculares contínuos (corrida em ritmo continuo durante 30 a 45 min), a produção de hormona de crescimento é reduzida, por isso não há problema na sua ingestão, aliás até favorece imenso a perda de gordura, como podes ver no ultimo artigo em que falo sobre isso.

No entanto, uma vez que estes treinos necessitam que estejas a 100%, reconheço que muitas vezes necessites um pouco de cafeina para fazeres um excelente treino. O que poderá até ser benéfico, porque consegues treinar com mais intensidade, a intensidade favorece a produção de hormona de crescimento. Ou seja estás a cortar de um lado e a favorecer do outro, por isso deve ficar ela por ela J

Cafeina e Leptina

A leptina é uma hormona de grande importância para perder gordura. Se não sabes o que é, então lê o artigo que escrevi sobre essa hormona, que explica não só a sua grande importância para queimar gordura, mas também explico como podes aumentar a sua produção de forma natural.

Segundo um estudo recente, conclui-se que o consumo de cafeina elimina a produção de leptina nas mulheres 12

Desaconselho completamente o consumo de cafeina nos dias em que o consumo calórico é aumentado (festas,convívios etc…) porque este vai impedir que os teus níveis de leptina subam (os níveis de leptina sobem com aumento calórico e sobretudo de hidratos de carbono), além disso diminui o metabolismo dos hidratos (vê artigo que falo sobre isso -Café ingerido com hidratos faz acumular gordura ). A Cafeina corta a única e grande vantagem hormonal de fazer uma refeição ou um dia grande em calorias.

Se te apetecer um café, bebe um descafeinado.

Queres ler mais artigos sobre o café e aprender como estes influênciam a tua composição corporal, saúde e performance? Vê os seguintes artigos...

Cafeina Ajuda Mesmo a Perder Gordura? e Café Ingerido Com Hidratos Faz Acumular Gordura!

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Show 12 footnotes
  1. Woolf, K., Bidwell, W.K. and Carlson, A.G. (2008) The effect of caffeine as an ergogenic aid in anaerobic exercise. International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism 18, 412-429.
  2. Dose effect of caffeine on testosterone and cortisol responses to resistance exercise. International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism 18, 131-141 Beaven, C.M., Hopkins, W.G., Hansen, K.T., Wood, M.R., Cronin, J.B. and Lowe, T.E. (2008)
  3. Caffeine Stimulation of Cortisol Secretion Across the Waking Hours in Relation to Caffeine Intake Levels - William R. Lovallo, PhD, Thomas L. Whitsett, MD, Mustafa al'Absi, PhD, Bong Hee Sung, PhD, Andrea S. Vincent, PhD, and Michael F. Wilson, MD
  4. Cortisol responses to mental stress, exercise, and meals following caffeine intake in men and women. William R. Lovallo, Noha H. Farag, [...
  5. Beaven, C.M., Hopkins, W.G., Hansen, K.T., Wood, M.R., Cronin, J.B. and Lowe, T.E. (2008) Dose effect of caffeine on testosterone and cortisol responses to resistance exercise. International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism 18, 131-141
  6. "Journal of Endocrinological Investigation"; Caffeine Stimulates Growth Hormone Secretion by Cultured Rat Pituitary Cells; Hochberg Z, et al.
  7. "Pediatric Research"; Effect of Caffeine on Thyroid and Pituitary Function in Newborn Rats; Clozel M, et al.
  8. CAFFEINE ATTENUATES ACUTE GROWTH HORMONE RESPONSE TO A SINGLE BOUT OF RESISTANCE EXERCISE. Bo-Han Wu1 and Jung-Chang Lin2. Department of Sports & Recreation Management, Chang Jung Christian University, Tainan, Taiwan, 2Graduate Institute Sport Coaching Science, Chinese Culture University, Taipei, Taiwan- Published at Journal of Sports Science and Medicine (2010) 9, 262-269.
  9. Recently, Goto et al. (2005; 2007)
  10. Nakagawa et al., 2002
  11. Van Dam et al., 2000
  12. Body weight loss and weight maintenance in relation to habitual caffeine intake and green tea supplementation. Westerterp-Plantenga MS, Lejeune MP, Kovacs EM. Source: Department of Human Biology, Maastricht University, PO Box 616, NL-6200 MD Maastricht, The Netherlands.

Ricardo Vidal
 

Olá, eu sou o Ricardo Vidal, criador do XtraFit e sou um apaixonado por treino e nutrição. Eu acredito que todas as pessoas podem atingir o corpo dos seus sonhos, desde que orientadas no caminho certo. É isso que faço com este blog e com o meu programa de coaching online.

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