Como Atingir os Objectivos de Fitness Para 2018?

Costuma-se dizer que "Ano Novo, Vida Nova", mas no que toca a estabelecer objectivos e concretizá-los, isso, nem sempre corresponde à verdade, muitas vezes acaba por ser apenas uma frase, que grande parte das pessoas usa, para entrar no novo ano. Mas à medida que os dias vão passando, voltam a entrar naquele ciclo vicioso, casa-trabalho, trabalho-casa e quando dão por si, passou mais um ano e continuam na mesma ou pior. 

 Porque será que isso acontece? Como podes quebrar esse ciclo e ficar em grande forma?

Hoje venho falar-te de uma estratégia extremamente importante para atingir os teus objectivos de fitness, que também pode ser aplicada na melhoria de todas as outras áreas da tua vida.

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O que deves fazer, no final ou início de todos os anos?

No final de cada ano, tiro sempre uns dias de férias para refletir sobre o ano que passou, se consegui realizar tudo o que pretendia, o que falhou e o que foi bem sucedido. Depois de refletir sobre o ano passado, começo a pensar sobre o ano novo. O que gostaria de fazer, ser e alcançar, em termos profissionais e pessoais. 

Apesar de ter tido alguns objectivos que não consegui atingir, o ano de 2017 foi sem duvida um excelente ano para mim em todos os campos.

A razão disso ter acontecido, é porque estabeleci objectivos muito específicos no inicio do ano e mantive-me focado durante todo o ano. É exactamente isso que todos nós deveríamos fazer no fim ou inicio de todos os anos.

A Solução Para Viver Uma Vida Cheia de Energia e Paixão!

Para viveres uma vida em pleno e acordares cheio de energia e ansioso por mais um dia, tens de ter objetivos que te deem ânimo e te motivem o suficiente.

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“Se estás entediado com a vida, se não te levantas todas as manhãs com um desejo ardente de fazer coisas - então não tens objectivos suficientes " - Lou Holtz

Primeiro Passo Para Atingir Os Teus Objectivos!

Para atingires um objectivo, esse tem de estar bem definido.

Como é que consegues chegar a um sítio, sem saber qual o destino final? Primeiro tens de saber o destino final e só depois irás procurar saber qual o caminho que tens de percorrer  para lá chegar.

Grande parte das pessoas começa exatamente ao contrário. Ainda não têm o destino final, mas já estão a fazer o caminho. O que acontece, é que acabam por andar à deriva, ou atingir objectivos que não são os deles. 

 "A razão pela qual a maioria das pessoas nunca alcança os seus objetivos é porque não os definem, ou nunca os consideram seriamente credíveis ou realizáveis. Os vencedores podem dizer-te para onde estão a ir, e o que pretendem fazer ao longo do caminho” - Denis Watiley

Para atingires os teus objetivos, precisas de os escrever num caderno e visualizar diariamente, para que nunca esqueças o que queres realizar.

Como Definir Objectivos!

Existem várias formas para definir objetivos, uma muito simples que uso é a “SFT”. Esta forma está dividida em três partes:

O que quero Ser (S): Aquilo em que te queres tornar.

O que quero Fazer (F): Viagens, desafios pessoais, cursos, espetáculos,  etc.. Em termos de Fitness, podes querer ganhar ou perder x quilos, ter menos de 10% de MG, participar numa maratona ou qualquer outra prova desportiva, etc..

O que quero Ter (T): Bens materiais, dinheiro, etc… Tudo o que pretendes adquirir. Em relação ao fitness podes por exemplo adquirir um contador de calorias gastas durante o dia, um determinado material de treino, etc...

Deves então definir objetivos para cada um dos campos e escrevê-los no teu caderno de objetivos.

Anatomia de um Objetivo

Todos os objetivos quando se criam têm de:

1.Ser mensuráveis  - ( traduzido em números). Ex: Perder peso não é suficiente, se esse é um dos teus objetivos, tens de escrever quanto peso queres perder.

2.Com data específica para atingir -  Tens de escrever o dia exato que esse objetivo estará concretizado.

3.Ser atingíveis – Tens de ter a plena consciência que os consegues atingir.

4.Ser desafiantes –Os objetivos têm de ser desafiantes para te dar energia, motivação e paixão na sua realização. Objectivos fáceis não geram energia, motivação suficiente.

Para conseguires o que realmente queres e para viveres uma vida cheia, deves ter objectivos desafiantes. Só assim irás conseguir ter mais, ser mais e fazer mais. Ter objectivos pequenos dá tanto trabalho como ter objectivos grandes, porque razão tens de ficar pelos pequenos?!

“O maior perigo para grande parte de nós, não é que o nosso objectivo é demasiado alto e falhamos, mas porque é demasiado baixo e atingimo-lo” - Michael Ângelo

Como Organizar e Planear os Objectivos?

prioridades fitness

Recorrendo à anatomia de um objectivo, organiza-os da seguinte forma:

a)      Objectivos a 10 anos

b)      Objectivos a 5 anos

c)       Objectivos para o ano

d)      Objectivos mensais

e)      Objectivos semanais

f)       Objectivos diário

Então primeiro deves definir objectivos a 10 anos, 5 anos, 1 ano e por ai fora.

Como Estabelecer Objetivos de Fitness?

Vamos supor que estás a trabalhar no objetivo de perder peso. Vamos imaginar que queres perder 20 kg durante durante um ano. Depois anda para trás no tempo e faz as contas de forma a que num ano esse objectivo seja alcançado, colocando os teus objectivos mensais, semanais e diários.

Os objectivos diários vão-te ajudar a atingir os semanais, os semanais vão ajudar-te a atingir os mensais, os mensais vão ajudar-te a atingir os anuais, e por aí fora. Todos os objectivos estão interligados.

Para atingir todos os teus objectivos, tens de agir e fazer algo todos os dias que te leve de encontro a esses objectivos. Por exemplo, tu sabes que se quiseres perder 20kg num ano, tens de perder cerca de 2kg por mês e 0,5kg por semana.

Por isso é que tens de ter objetivos semanais e diários  para te manterem focado no prémio final.  Estes não são bem objetivos, mas tarefas e ações que irás ter de fazer para conquistar os teus objetivos mensais, semestrais e anuais. 

No exemplo anterior, se queres perder 0,5 kg por semana, existem uma série de coisas que que necessitas de fazer diariamente para atingir os teus objetivos, como por exemplo, preparar as tuas refeições todos os dias à noite, treinar, organizares a tua agenda pessoal e profissional para o conseguires treinar de forma consistente. 

“Se queres alguma coisa que nunca tiveste, tens de estar disposto a fazer algo que nunca fizeste” - Thomas Jefferson

Reve os Teus Objectivos Todos os Dias

Um conselho que dou sempre aos meus clientes de Fitness Coaching, é fazer a revisão diária dos seus objectivos. Todos os dias à noite deves rever os teus objectivos e deves planear o teu dia de amanhã, de forma a que este seja mais um dia que te aproximas dos teus objectivos. O planeamento diário e semanal é extremamente importante para a realização dos nossos objectivos.

O planeamento semanal deve ser feito ao fim-de-semana e o planeamento diário, deve ser feito no dia anterior, antes de deitar.

Rodeia-te de frases, imagens e vídeos que te inspirem na realização dos teus sonhos!

Tens dificuldade em manter-te motivado(a)? Uma solução simples que dou sempre aos meus clientes de Fitness Coaching é arranjar frases, imagens ou vídeos que os inspirem e motivem na realização dos seus objectivos e coloquem em sítios estratégicos, bem visíveis, de forma a que todos os dias, várias vezes ao dia, se lembrem dos seus objectivos e se mantenham motivados.

Se queres que o teu corpo fique com uma determinada imagem, arranja imagens de alguém que tenha um corpo que aprecies e coloca-o visível. Se queres voltar a ter a imagem que tinhas à uns anos, arranja umas fotos antigas e coloca-as num lugar que vejas todos os dias, várias vezes ao dia, para te manteres focado(a).

?Como Podes Utilizar esta Fórmula?

Podes utilizar esta fórmula em todas as áreas da tua vida. Podes e deves usá-la para  objectivos de fitness, pessoais, profissionais, financeiros etc… Assim irás acordar todos os dias com uma  grande vontade de viver e não estarás a acordar para mais um dia de trabalho, mas sim, para conquistar os teus sonhos.

Precisas de Ajuda para Realizar os Teus Objectivos de Fitness?

Gostarias de melhorar a tua forma física e composição corporal, mas não tens a motivação para fazê-lo sozinho(a), não sabes bem o que fazer em termos de treino e nutrição, para lá chegar, ou até tens algum conhecimento, mas procuras uma solução mais personalizada, inscreve-te no meu programa “Fitness Coaching Online” e faz com que o ano de 2018 seja o ano da grande mudança. 

Ricardo Vidal
 

Olá, eu sou o Ricardo Vidal, criador do XtraFit e sou um apaixonado por treino e nutrição. Eu acredito que todas as pessoas podem atingir o corpo dos seus sonhos, desde que orientadas no caminho certo. É isso que faço com este blog e com o meu programa de coaching online.

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