Chá Verde Ajuda Mesmo a Queimar Gordura? – Toda a Verdade!

Hoje venho falar sobre o chá verde e a sua verdadeira relação com a queima de gordura. Vários autores aconselham a ingestão de chá verde para queimar mais gordura, mas será o chá verde realmente eficiente para queimar gordura? Se realmente o chá verde é importante para queimar gordura o que o destaca de outros? Quantas chávenas de chá verde será necessário ingerir para conseguir tirar algum benefício?

O grande potencial do chá verde para promover uma boa saúde e prevenir doenças é comprovado pelo grande numero de estudos feitos aos seus componentes activos.

More...

Beneficios do Chá Verde

1. Forte poder antioxidante 1

2. Combate e previne vários tipos de cancro 2

3. Previne o aparecimento de aterosclerose 2

4. Diminuição do colesterol 2

O que torna o chá verde tão especial?

O chá verde contém uma concentração de antioxidantes muito poderosos chamados polifenóis. Antioxidantes são substâncias que combatem os radicais livres. Os radicais livres são substâncias químicas altamente reativas que têm o potencial de danificar as nossas células, alterando o seu DNA, contribuindo assim para o processo de envelhecimento, bem como o desenvolvimento de um número de problemas de saúde, incluindo o cancro e doenças do coração. Os antioxidantes, como os polifenóis do chá verde podem neutralizar os radicais livres e podem reduzir e até prevenir futuros danos.

OFERTA: 10 Estratégias Para Queimar Mais Gordura! 

Coloca o teu nome e email em baixo, para receber o guia, com estratégias eficientes e cientificamente comprovadas para queimar mais gordura e ficar com abdominal definido!

O chá verde é composto por catequinas. Catequina é um fitonutriente da família dos polifenóis, e tem uma forte acção antioxidante.

A sua composição inclui epicatequinas (EC), epicatequinas galate (ECG), epigalocatequinas (EGC) e epigalocatequinas galate (EGCG), sendo que este último é o mais abundante no chá e o que merece maior atenção do ponto de vista farmacológico, mais especificamente na perda de gordura.

Chá verde ajuda mesmo a queimar gordura?

O extracto de chá verde está muito associado à perda de gordura, sobretudo devido a EGCG, no entanto este só faz efeito em doses superiores a 400-500mg por dia.

Num estudo quantificou-se quantas calorias se poderiam queimar de gordura, consumindo extracto de chá verde com 270 mg por dia dividida em 3 doses diárias, e o resultado final foi uma média de 60 a 270 calorias de gordura perdidas diariamente. 5 Para perder 0,5 kg de gordura, precisamos de queimar 3500 calorias, por isso se perdermos 270 calorias por dia, ao fim de 12 dias perdemos cerca de 0,5 kg de gordura. O que à partida pode parecer que não é muito, mas isso combinado com o exercício, mais nutrição especifica, irás conseguir perder bastante gordura.

Num estudo recente, o extracto de chá verde chegou a mostrar que podemos diminuir até quatro vezes mais gordura na zona abdominal, com a sua ingestão (verificou-se diminuições de gordura subcutânea e visceral, ate é quatro vezes mais que um placebo). 6

Para além disso, aumenta a oxidação de ácidos gordos em geral (queima de gordura efectiva). 7

Quantas chávenas de chá verde tenho de consumir para fazer efeito?

Para consumires uma só dose de 270 mg por dia bebendo chá verde, tens de ingerir mais de 10 chávenas de chá verde num só dia, se quiseres ingerir as tais 270mg, três vezes ao dia para fazer efeito, tens de consumir cerca de 30 chávenas de chás por dia, para fazer realmente algum efeito visível.

Ou seja, todas aquelas chávenas de chá verde que andaste a consumir este tempo todo, pouco ou nada fizeram, é verdade sim senhor! A não ser que tenhas enchido um garrafão de chá verde e tenhas fechado na casa de banho dias a fio, a beber e a urinar 🙂

Mas não desanimes, que existe outra solução que te pode ajudar e muito…

Como potenciar 10x mais o efeito do chá verde?

Em vez de consumires chá verde, da forma tradicional, podes consumir o extracto de chá verde, este sim tem grandes resultados na queima de gordura. Porque em apenas uma cápsula consegues ter o mesmo efeito que dez chávenas de chá verde. Este é um dos suplementos que costumo passar aos meus clientes de XtraFit Coaching, por ser saudável, relativamente barato e dar bons resultados.

O mais importante é a quantidade de EGCG!

Para a perda de gordura, o mais importante, e o que deves ter em atenção quando compras um extrato de chá verde é à quantidade de EGCG que este tem. Poucas são as marcas de suplementos que têm boas quantidades de EGCG, e por isso pouco efeito têm na perda de gordura.

As catequinas (principalmente EGCG) do chá verde, inibem a enzima que degrada a noradrenalina de modo que os seus efeitos biológicos (por exemplo, o aumento da taxa metabólica, o aumento da degradação de gorduras, etc), sejam mais prolongados. 8 A noradrenalina é uma hormona extremamente importante na perda de Gordura.

O EGCG também inibe as principais enzimas envolvidas no armazenamento de gordura. 9 10

O EGCG também é extremamente importante para manter uma boa saúde cardiovascular, assim como metabólica 11. Mantendo um bom metabolismo, conseguimos queimar mais gordura.

As catequinas do extrato do chá verde, principalmente a EGCG melhoram o metabolismo da glicose, reduzindo o índice glicémico e tornando mais eficiente a sua utilização por parte do nosso corpo. 12 Quanto mais eficiente for a utilização da glicose, menos gordura será armazenada.

Qual a quantidade recomendada?

A dose que recomendo sempre aos meus clientes de Coahing Online, que querem perder gordura, ou até mesmo ganhar massa muscular com qualidade (sem ganhar gordura) é: 

500mg de chá verde com pelo menos 50% de EGCG, 2 a 3 vezes ao dia (nas principais refeições).

A marca que costumo sempre recomendar é o “Ultra Pure Green Tea” da San que tem 98% polifenóis e 60% EGCG.

O meu grande conselho!

Quero deixar-te bem claro que nenhum suplemento faz milagres. A primeira coisa que as pessoas me perguntam quando querem perder gordura é: O que posso tomar para queimar gordura? Isto é apenas o resultado das várias campanhas de publicidade de suplementos que têm visto, que prometem mundos e fundos, depois pensam que é assim, tomam uma poção mágica e ficam logo em forma de um dia para outro. Lamento informar-te, mas as coisas não funcionam assim.

A parte mais importante para teres resultados é, a nutrição, de seguida o treino e só depois a suplementação. Enquanto não colocares os dois primeiros em ordem, não vale a pena passares para o passo seguinte.

Lembra-te sempre desta ordem:

1º Nutrição

2º Treino

3º Suplementação

Espero que tenhas gostado deste artigo. Se gostaste, partilha com os teus amigos e ajuda-me a inspirar mais pessoas. 

Show 12 footnotes
  1. http://umm.edu/health/medical/altmed/herb/green-tea
  2. http://umm.edu/health/medical/altmed/herb/green-tea
  3. http://umm.edu/health/medical/altmed/herb/green-tea
  4. http://umm.edu/health/medical/altmed/herb/green-tea
  5. Dulloo AG, Duret C, Rohrer D, Girardier L, Mensi N, Fathi M, Chantre P, Vandermander J. Efficacy of a green tea extract rich in catechin polyphenols and caffeine in increasing 24-h energy expenditure and fat oxidation in humans. Am J Clin Nutr. 1999 Dec;70(6):1040-5.
  6. Nagao T, Komine Y, Soga S, Meguro S, Hase T, Tanaka Y, Tokimitsu I. Ingestion of a tea rich in catechins leads to a reduction in body fat and malondialdehyde-modified LDL in men. Am J Clin Nutr. 2005 Jan;81(1):122-9.
  7. Klaus S, P?ltz S, Th?ne-Reineke C, Wolfram S. Epigallocatechin gallate attenuates diet-induced obesity in mice by decreasing energy absorption and increasing fat oxidation. International Journal of Obesity. 2005 June;29:615-23.
  8. Borchardt RT, Huber JA. Catechol O-methyltransferase. 5. Structure-activity relationships for inhibition by flavonoids. J Med Chem. 1975 Jan;18(1):120-2.
  9. Watanabe J, Kawabata J, Niki R. Isolation and identification of acetyl-CoA carboxylase inhibitors from green tea (Camellia sinensis). Biosci Biotechnol Biochem. 1998 Mar;62(3):532-4.
  10. Tian WX, Li LC, Wu XD, Chen CC. Weight reduction by Chinese medicinal herbs may be related to inhibition of fatty acid synthase. Life Sci. 2004 Mar 26;74(19):2389-99.
  11. Effects of green tea and EGCG on cardiovascular and metabolic health.Wolfram S.Source DSM Nutritional Products Ltd, Department of Human Nutrition and Health, P.O. Box 3255, Bldg. 241/425, CH-4002 Basel, Switzerland.
  12. Tsuneki H, Ishizuka M, Terasawa M, et al. Effect of green tea on blood glucose levels and serum proteomic patterns in diabetic (db/db) mice and on glucose metabolism in healthy humans. BMC Pharmacol. 2004 Aug 26;418.

Ricardo Vidal
 

Olá, eu sou o Ricardo Vidal, criador do XtraFit e sou um apaixonado por treino e nutrição. Eu acredito que todas as pessoas podem atingir o corpo dos seus sonhos, desde que orientadas no caminho certo. É isso que faço com este blog e com o meu programa de coaching online.