Canela Faz Diminuir A Acumulação De Gordura!

Num artigo sobre o café, falei sobre o que significa a sensibilidade à insulina, e como a cafeína pode aumentar ou diminuir a acumulação de gordura no nosso corpo. O que vou falar neste artigo, é sobre a relação que a canela tem na sensibilidade à insulina e a sua contribuição para uma menor acumulação de gordura no nosso corpo, assim como, quais as quantidades necessárias a ingerir.

Se perdeste o meu artigo anterior, onde falei sobre o café e a sensibilidade à insulina, então passo a explicar-te um pouco sobre como isso pode aumentar ou diminuir a acumulação de gordura (De qualquer das formas, aconselho-te a ler esse artigo para entenderes melhor do que falo).

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De uma forma muito resumida, indivíduos que apresentam grande sensibilidade à insulina, precisam de produzir pequenas quantidades de insulina para transportar a glicose para os músculos. Indivíduos com baixa sensibilidade (= resistência) à insulina irão produzir maiores quantidades de insulina para atingir o mesmo trabalho. Assim, um indivíduo com maior sensibilidade à insulina irá acumular menos gordura, e indivíduos com maior resistência à insulina, terão mais facilidade para acumular gordura (vê o meu artigo sobre o café onde falo sobre o processo de acumulação de gordura derivado da resistência à insulina).

Canela melhora a sensibilidade à insulina!

Num estudo realizado com 60 pessoas com diabetes tipo 2 (Indivíduos muito resistentes à insulina), a ingestão diária de 1, 3 e 6 gramas de canela por dia durante 40 dias diminuiu os níveis de glicose no sangue em 18-29% (o que significa que as células estavam a responder melhor à insulina). O grupo que ingeria 6 gramas por dia teve uma redução significativa em apenas 20 dias. Estes efeitos foram também observados em adultos saudáveis, com uma dose de apenas 3 gramas por dia 1

Para colocar estas doses em perspectiva, 1 colher de chá de canela é cerca de 3 gramas.

Menos 18 a 29% nos níveis de açúcar (glicose) no sangue é muito! Então, se colocares canela na tua comida e sobremesas, vais ter níveis mais baixos de açúcar no sangue, contribuindo assim para uma menor acumulação de gordura no corpo!

Existem muitas pessoas que relatam grande facilidade em ganhar gordura quando consomem hidratos. Se tens facilidade em engordar com hidratos de carbono, é muito provável que sejas resistente à insulina (atenção que isso não quer dizer que sejas diabético, os diabéticos têm níveis de resistência à insulina muito superiores). Para que acumules menos gordura quando ingeres hidratos de carbono, tens de tornar o teu corpo mais sensível à insulina, e para o fazeres só terás de ingerir 3 a 6 gramas de canela por dia e irás ver grandes mudanças no teu corpo ao final de 30 a 40 dias.

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Espero que tenhas gostado deste artigo. Se gostaste, partilha com os teus amigos e ajuda-me a inspirar mais pessoas. 

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  1. Chromium and polyphenols from cinnamon improve insulin sensitivity.Anderson RA.Source: Beltsville Human Nutrition Research Center, USDA, Beltsville, MD 20705, USA.(2008)

Ricardo Vidal
 

Olá, eu sou o Ricardo Vidal, criador do XtraFit e sou um apaixonado por treino e nutrição. Eu acredito que todas as pessoas podem atingir o corpo dos seus sonhos, desde que orientadas no caminho certo. É isso que faço com este blog e com o meu programa de coaching online.