Café Ingerido Com Hidratos Faz Acumular Gordura!

No artigo anterior falei-te dos benefícios da cafeína na queima de gordura durante o treino (se não viste esse artigo, carrega aqui – Cafeína aumenta a queima de Gordura durante o treino). No entanto, a ingestão de cafeína nem sempre contribui para a perda de gordura. Vários factores podem interferir nesse facto: tipo de treino, momento do dia em que é ingerido, a sua combinação com determinados alimentos, etc…

Existe muita coisa a falar sobre a cafeína, por isso decidi escrever vários artigos sobre o tema, para que consigas tirar o máximo proveito do consumo da cafeína, maximizando a tua perda de gordura e evitando determinados erros de ingestão que te façam acumular mais gordura (vou-te mostrar no artigo de hoje que a acumulação de gordura devido ao consumo de cafeína, acontece).

More...

Café Ingerido com Hidratos Provoca Acumulação de Gordura

A razão pela qual o café pode contribuir para ganhos de gordura tem a ver com o facto da cafeína tornar o nosso corpo resistente à insulina.

Mas o que é isso de sensibilidade ou resistência à insulina, e como é que o consumo de cafeína juntamente com hidratos pode fazer acumular gordura?

Sensibilidade à Insulina?!

Em primeiro lugar vou explicar o que é sensibilidade à insulina. A sensibilidade à insulina é a eficiência que o nosso corpo tem em lidar com a entrada de glicose. Os nossos músculos e células utilizam a glicose (ex: Hidratos de carbono) como fonte energética para a realização das suas funções. Para que a glicose chegue aos músculos e células, tem que ser transportada por uma hormona que é produzida pelo pâncreas no nosso organismo, hormona essa designada Insulina.

Indivíduos que apresentam uma grande sensibilidade à insulina, apenas necessitam de produzir pequenas quantidades de insulina para fazer o transporte de glicose aos músculos. Por outro lado, indivíduos com baixa sensibilidade (= resistência) à insulina, terão de produzir maiores quantidades de insulina para conseguir o mesmo trabalho.

A Insulina tem uma função determinante no transporte da glicose (energia) directamente para os músculos e células, ficando estes a funcionar de forma eficiente.

OFERTA: 10 Estratégias Para Queimar Mais Gordura! 

Coloca o teu nome e email em baixo, para receber o guia, com estratégias eficientes e cientificamente comprovadas para queimar mais gordura e ficar com abdominal definido!

Concluindo, quando existe maior sensibilidade, o corpo necessitará produzir menos insulina, quando existe maior resistência, mais insulina necessitará,  para permitir a entrada de glicose no músculo e células. (Indivíduos diabéticos de tipo 2, são caracterizados por apresentarem grande resistência à insulina).

Num estudo feito em humanos na Universidade Centro Médico de Nijmegen (Holanda) 1, concluiu-se que a cafeína diminuiu a sensibilidade à insulina em cerca de 15% (comparativamente com um placebo). Neste estudo foi usada uma dose de cafeína de 3mg/ kg). Se tiveres 80 kg de peso, isto equivale a 240 mg de cafeína, o correspondente a cerca de 2 chávenas de café.

Noutro estudo feito em ratos e em humanos 2. Sachs M, Förster H.], mas desta vez com doses superiores de cafeína, concluiu-se que “o consumo de grandes doses de cafeína provoca resistência crónica à insulina, no ser humano, bem como em animais. A cronicidade da resistência à insulina dificultará a perda de gordura, ficando a sua acumulação mais facilitada. Cada vez que ingerimos qualquer alimento, ocorre um pico de produção nos níveis de insulina no sangue, encontrarás descrito em baixo a explicação de como é que a produção excessiva de insulina poderá fazer acumular gordura.

Insulina e Acumulação de Gordura!

De uma forma muito básica existem duas razões pelas quais a insulina pode fazer acumular gordura:

  • LPL e HSL

Nos adipócitos (células de gordura), existem duas enzimas muito importantes, LPL e HSL. De uma forma muito simples a LPL armazena gordura e a HSL é responsável por libertar os ácidos gordos (gordura) para serem utilizados como fonte energética. Então, LPL acumula gordura e HSL queima gordura. Ambas são sensíveis à produção de insulina, mas apresentam respostas opostas, ou seja, quando a insulina está presente em grande quantidades, a produção de LPL aumenta e acumulamos gordura, quando a insulina existe em pequenas quantidades (ou é utilizada de forma eficiente pelo nosso corpo), a produção de HSL aumenta e queimamos gordura.

A cafeína quando consumida juntamente com hidratos de carbono, causa no nosso organismo uma resistência momentânea à insulina. Isto leva a que a insulina produzida não seja utilizada como transportador de glicose, acumulando-se no sangue. Perante valores fisiológicos de insulina aumentados vai ocorrer uma maior produção de LPL (enzima que faz acumular gordura) e consequente diminuição de HSL, podendo levar a uma diminuição ou paragem do processo de queima de gordura, assim como, maior acumulação de gordura. Assim sendo, o organismo ficará ineficiente na queima de gordura e mais propício à acumulação da mesma.

  • Insulina Ineficiente

Se o nosso corpo ficar resistente à insulina, esta vai perder eficiência no transporte de nutrientes às células e músculos. Os nutrientes deixam de conseguir entrar nas células e músculos, e vão permanecer na corrente sanguínea onde serão depois transportados para as diversas partes do corpo. Aí permanecem armazenados sob a forma de gordura, como possível fonte energética futura, em caso de necessidade.

Espero que tenhas gostado deste artigo. Se gostaste, partilha com os teus amigos e ajuda-me a inspirar mais pessoas. 

Show 2 footnotes
  1. Caffeine can decrease insulin sensitivity in humans.Keijzers GB, De Galan BE, Tack CJ, Smits P.Source: Department of Internal Medicine, University Medical Center Nijmegen, 6500 HB Nijmegen, the Netherlands.
  2. Effect of caffeine on various metabolic parameters in vivo

Ricardo Vidal
 

Olá, eu sou o Ricardo Vidal, criador do XtraFit e sou um apaixonado por treino e nutrição. Eu acredito que todas as pessoas podem atingir o corpo dos seus sonhos, desde que orientadas no caminho certo. É isso que faço com este blog e com o meu programa de coaching online.