Como Fazer Periodização de Treino, Para Ganhar Músculo ou Queimar Gordura ( Parte 1)

Periodização é um termo que se refere à manipulação sistemática das variáveis de treino, durante um período que pode variar de dias a anos.

As variáveis manipuladas incluêm:

1) Exercícios usados,
2) Ordem dos exercícios,
3) Peso usado
4) Número de repetições,
5) Protocolos usados,
6) Períodos de descanso entre séries
7) Cadência das repetições e tempo de trabalho de cada série.

O problema que eu vejo na programação de muitas pessoas que treinam sozinhas ou até mesmo orientadas por coachs, é que a única periodização que têm, é na seleção dos exercícios e ordem dos mesmos.

Continuar a Ler

Tudo o que deverias saber sobre as principais dietas!

No artigo de hoje, vou falar-te sobre as dietas mais conhecidas, sobre as suas vantagens e desvantagens, para que depois, com todo o conhecimento que ganhaste, consigas escolher uma delas e incluir, de forma fácil, uma alimentação saudável no teu dia a dia.

Vamos então ao que interessa e vamos começar a falar sobre as principais dietas.... 

Continuar a Ler

Como a nossa alimentação pode prejudicar a saúde de uma geração!

Antes de falarmos sobre este tema é importante clarificar, o que é um inflamação e quais as consequências que isso tem no nosso corpo e saúde..

Todas as vezes que o nosso corpo sofre algum tipo de lesão seja por exemplo por um corte na pele ou uma invasão por agentes patogénicos como bactérias, vírus, etc..algo tem de ocorrer dentro do nosso organismo para que essa lesão seja reparada ou os agentes patogénicos sejam eliminados.

Chama-se a esta situação, uma reação inflamatória, que consiste num ataque de agentes patogénicos e mobilização dos glóbulos brancos, para combater esses agentes infecciosos.  

Mas o que é que isto tem a ver com a nossa alimentação? Vamos então ver isso agora...

Continuar a Ler

Deves Tomar Multivitamínico?

O multivitamínico é um dos suplementos mais ingeridos pela população em geral. A questão que se coloca é, será que a sua ingestão é realmente necessária, ou uma alimentação saudável é suficiente para suprimir as nossas necessidades?

Uma vez que nem todas as pessoas são iguais, para responder a esta questão vou analisar a necessidade ou não, por parte das grávidas, idosos, população em geral e atletas. 

Continuar a Ler

Proteína Faz Mal À Saúde?

No artigo de hoje, vou falar sobre este tema tão polémico..

Muitas pessoas pensam que os batidos de proteína fazem mal, e que não se deve consumir muita proteína devido ao risco de lesar os rins. Este é um dos argumentos negativos sobre a proteína. 

Outro dos argumentos negativos sobre a proteína, é que faz baixar a densidade mineral óssea. 

Será que ambos os argumentos correspondem à verdade? Vê toda a explicação no video em baixo..

Continuar a Ler

Qual a quantidade de água a ingerir por dia, antes, durante e após o treino?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a água é o macro-nutriente mais importante.

Se olharmos para uma célula, vimos que praticamente 90% da célula é citoplasma, e o que é o citoplasma, é nada mais do que água. As células são o que constitui os nossos músculos e todos os nossos órgãos. 

Por isso se diz e bem que o nosso corpo é maioritariamente constituído por água, daí a necessidade. de beber muita água, para manter o nosso corpo a funcionar em pleno. 

No artigo de hoje, desta vez em video, vais aprender quais as quantidades óptimas de água que deves beber durante o dia, antes, durante e após o treino, para melhorar o teu rendimento nos treinos e melhorar a tua composição corporal. 

Continuar a Ler
2

Qual é a melhor hora de treino, para queimar gordura?

Vários “especialistas” dizem que quando nos exercitamos logo pela manhã - especialmente antes de comer - o nosso corpo queima gordura de forma mais eficiente.

A explicação comum por trás dessa teoria, é a seguinte:

A fonte de energia preferida e de ação mais rápida do corpo são os hidratos, que se encontram no sangue como glicose e armazenados no fígado e nos músculos como glicogénio. De manhã, quando os níveis de glicose e glicogénio estão esgotados, o nosso corpo é forçado a usar a gordura como fonte energética para o treino.

Mas será que isso corresponde à verdade? Vamos então ver isso melhor...

Continuar a Ler
1 2 3 14
>