Como a nossa alimentação pode prejudicar a saúde de uma geração!

Antes de falarmos sobre este tema é importante clarificar, o que é um inflamação e quais as consequências que isso tem no nosso corpo e saúde..

Todas as vezes que o nosso corpo sofre algum tipo de lesão seja por exemplo por um corte na pele ou uma invasão por agentes patogénicos como bactérias, vírus, etc..algo tem de ocorrer dentro do nosso organismo para que essa lesão seja reparada ou os agentes patogénicos sejam eliminados.

Chama-se a esta situação, uma reação inflamatória, que consiste num ataque de agentes patogénicos e mobilização dos glóbulos brancos, para combater esses agentes infecciosos.  

Mas o que é que isto tem a ver com a nossa alimentação? Vamos então ver isso agora...

More...

A Dieta Ocidental, provoca uma reação inflamatória no nosso organismo

Um estudo (publicado em 11 de janeiro de 2018, na revista Cell 1 relatou os efeitos da “Dieta Ocidental” (rica em gordura e açúcar) na nossa função imunológica.

Neste estudo concluiu-se que uma dieta rica em gordura e açúcares, a típica dieta ocidental ( rica em fast food, cereais com açúcar, sumos, comida embalada, bolos, etc…), aquela que grande parte das pessoas come nos dias de hoje,  causa uma resposta inflamatória sistémica.

Alterações epigenéticas e os riscos para a nossa saúde

Este estudo mostrou também que a dieta ocidental causa mudanças “epigenéticas” nas células envolvidas na imunidade.

OFERTA: 10 Estratégias Para Queimar Mais Gordura! 

Coloca o teu nome e email em baixo, para receber o guia, com estratégias eficientes e cientificamente comprovadas para queimar mais gordura e ficar com abdominal definido!

Estas alterações epigenéticas não alteram o nosso DNA, mas afectam a nossa actividade genética e a sua expressão. 2

Hoje sabe-se que alterações epigenéticas podem levar ao aparecimento de doenças graves, tais como o cancro. 3

Os riscos para a saúde dos nossos filhos, netos, etc..


Todas as alterações epigenéticas que ocorrem no nosso organismo, serão passadas para os nossos filhos (desde que nasçam depois dessas alterações terem ocorrido) 4 5

Ainda mais assustador que isso, é que os nossos filhos nascem com essas alterações e também as vão passar para as gerações seguintes. 6 ou seja, os comportamentos que temos hoje, vão influenciar positivamente ou negativamente a saúde de toda a nossa geração.  

As boas e as más notícias

O que se descobriu noutros estudos, foi que assim que mudamos a nossa dieta, para uma dieta saudável os nossos níveis de inflamação diminuem. 7 8

As más notícias são mesmo muito más. O que se descobriu foi que depois do erro feito, já não há volta a dar-lhe.. Isto é, depois de termos criado as alterações epigenéticas no nosso organismo, essas são irreversíveis e serão passadas para os nossos filhos, netos, bisnetos e por aí fora.

Mas mesmo que tenhamos provocado alterações epigenéticas, nunca é tarde para melhorar a nossa alimentação evitando assim criar mais alterações epigenéticas.

O que isto quer dizer é que uma alimentação saudável leva a termos filhos mais saudáveis e uma alimentação descuidada, pode levar a termos filhos com pré-disposição para um variado número doenças, e algumas delas graves. 

Ajuda-me a melhorar a consciência global 

Se gostaste deste artigo, partilha com os teus amigos nas redes sociais e ajuda-me a melhorar a consciência global, de que é preciso fazermos boas escolhas alimentares para o nosso próprio bem e das futuras gerações.

Gostarias de ter um acompanhamento de treino e nutrição personalizado?

Com o programa XtraFit Coaching online, tens tudo o que precisas para ter sucesso. Recebe planos de treino e aconselhamento alimentar personalizado,de acordo com os teus objectivos e necessidades, acesso a uma plataforma online, onde tens conteúdo exclusivo e regular, como artigos, receitas saudáveis, videos exclusivos e muito mais....Carregue Aqui para Saber Mais!

Show 8 footnotes
  1. Christ A, et al. Western Diet Triggers NLRP3-Dependent Innate Immune Reprogramming . Cell. (2018)
  2. Dupont C, Armant DR, Brenner CA (September 2009). "Epigenetics: definition, mechanisms and clinical perspective". Seminars in Reproductive Medicine. 27 (5): 351–57. doi:10.1055/s-0029-1237423. PMC 2791696. PMID 19711245.  
  3. https://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=mudancas-epigeneticas-causa-cancer&id=9996
  4. Ledford H (2008). "Disputed definitions". Nature. 455 (7216): 1023–28. doi:10.1038/4551023a. PMID 18948925.
  5. Berger SL, Kouzarides T, Shiekhattar R, Shilatifard A (2009). "An operational definition of epigenetics". Genes & Development. 23 (7): 781–83. doi:10.1101/gad.1787609. PMC 3959995. PMID 19339683.
  6. Bird A (May 2007). "Perceptions of epigenetics". Nature. 447(7143): 396–98. Bibcode:2007Natur.447..396B. doi:10.1038/nature05913. PMID 17522671
  7. Minihane AM, et al. Low-grade inflammation, diet composition and health: current research evidence and its translation. Br J Nutr (2015)
  8. Sears B. Anti-inflammatory Diets . J Am Coll Nutr. (2015)

Ricardo Vidal
 

Olá, eu sou o Ricardo Vidal, criador do XtraFit e sou um apaixonado por treino e nutrição. Eu acredito que todas as pessoas podem atingir o corpo dos seus sonhos, desde que orientadas no caminho certo. É isso que faço com este blog e com o meu programa de coaching online.

>