6 Suplementos para um Abdominal “Six-Pack”!

Apesar do artigo de hoje, ser sobre suplementos, faço sempre questão de frisar, que só deves ingerir suplementos se já tiveres a seguir a nutrição e o treino em condições.

Se tivesse que dar um grau de importância a cada um dos factores, diria que 60% dos resultados vêm da nutrição, 30 a 35%% do treino e 5 a 10% da suplementação.

Grande parte das pessoas tem estas prioridades completamente trocadas. Gastam uma grande quantia de dinheiro em suplementos e comem e treinam mal. Depois dizem que já experimentaram tudo sem resultados.

Não basta ingerir um comprimido para ter o corpo com que sempre sonhaste, é preciso ter bastante disciplina de treino e alimentação.

Um corpo bem trabalhado é como uma carreira profissional de sucesso, é preciso disciplina e consistência e não se conquista do dia para a noite.

Dito isto e partindo então do pressuposto que tens treinado bem e tens-te alimentado bem, vamos então ver quais os suplementos que podes tomar para dar um “boost” nos teus resultados.

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1. Termogénico

Existem vários tipos de termogénicos, dependendo do que se pretende:

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Se queres queimar gordura e ter um aumento de energia no treino, então tens de apostar em termogénicos com cafeína. As vantagens para a queima de gordura e melhoria no rendimento dos treinos a partir da cafeína, são imensas.

Vê o ultimo artigo sobre a cafeína que escrevi que fala sobre isso:

Como Tirar Maior Partido da Cafeína!

Se queres queimar mais gordura e diminuir o apetite, porque estás sempre cheio de fome, deves então ingerir um termogénico com inibidores de apetite. Na descrição dos proprios termogénicos estes dizem se têm supressores de apetite.

Se és sensivel à cafeína, deves ingerir um termogénico sem cafeína.

2. Pré-Treino

Um pré-treino é um excelente suplemento para tomar, quando se está numa fase de secagem ou perda de peso, na medida em que muitas vezes, as pessoas sujeitam os seus corpos a dietas muito restritivas, deixando-os num estado energético baixo. Um pré-treino dá o "boost"de energia que precisam para treinar com intensidade (até mesmo em situações em que não se esteja a fazer uma dieta restritiva) 

Alguns dos ingredientes que um bom pré-treino deve ter, são: Cafeína, Citrulina, Beta-Alanina e L-Arginina.

Uma vez que o objectivo é queimar gordura, deves evitar pré-treinos com açucar, ou outros ingredientes semelhantes ao açúcar como dextrose e maltodextrina. Com a ingestão destes ingredientes, o teu corpo vai deixar de utilizar a gordura como fonte energética para o treino e irá usar esse açucar consumido, uma vez que é uma fonte rápida de energia.

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3. Batido de Proteína Whey

Quando reduzes as calorias para acelerar a perda de gordura, a proteína vai ajudar a preservar a massa muscular magra. Isso permite que mantenhas um metabolismo de repouso alto, promovendo uma maior perda de gordura geral.

A proteína whey, é de todas as proteínas a que possuí o maior valor biológico, por isso é das melhores para manutenção de massa muscular, sobretudo quando é ingerida antes e depois do treino.

Estudos referem que também ajuda a queimar gordura. 1

No artigo "O Que a Ciência diz Sobre a Proteína Whey", falo melhor sobre as vantagens de ingerir proteína whey, quais os diferentes tipos e como escolher uma boa proteína.

4. BCAAs

Para ganhar uma boa definição abdominal, deves manter uma boa hidratação e evitar ao máximo o catabolismo muscular (destruição de músculo).

Ingerir aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) ao longo do dia, no pré e pós treino ajuda a manter-te hidratado, a melhorar o teu rendimento durante os treinos e evita a perda de massa muscular.

No artigo "Como Tirar Maior Proveito do Teu Suplemento de BCAA's" falo sobre as diferentes vantagens de tomar BCAA’s, em que momentos deves tomar, as quantidades óptimas e outras coisas interessantes que deves saber sobre os BCAA's.

5. CLA

O ácido linoleico conjugado (CLA) é um ácido gordo, encontrado naturalmente na carne bovina e nos produtos lácteos, e contribui de várias formas para a queima de gordura. Alguns dos seus beneficios são: 

1. Aumenta a queima de gordura durante o dia
2. Inibe a produção de gordura 2
3. Melhora a sensibilidade à insulina. 

6. Extracto de Chá Verde

As catequinas (principalmente EGCG) do chá verde, inibem a enzima que degrada a noradrenalina de modo que os seus efeitos biológicos (por exemplo, o aumento da taxa metabólica, o aumento da degradação de gorduras, etc), sejam mais prolongados. 3 A noradrenalina é uma hormona extremamente importante na perda de Gordura.

O EGCG também inibe as principais enzimas envolvidas no armazenamento de gordura.4 5

O EGCG também é extremamente importante para manter uma boa saúde cardiovascular, assim como metabólica. 6 Mantendo um bom metabolismo, conseguimos queimar mais gordura.

No artigo, Chá Verde Ajuda Mesmo a Queimar Gordura? – Toda a Verdade! falo de forma mais pormenorizada sobre este suplemento e como o deves tomar para ter melhores resultados. 

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  1. Frestedt, J. L., Zenk, J. L., Kuskowski, M. A., Ward, L. S., & Bastian, E. D. (2008). A whey-protein supplement increases fat loss and spares lean muscle in obese subjects: a randomized human clinical study. Nutrition & Metabolism, 5(1)
  2.  Pariza, M. W. (2004). Perspective on the safety and effectiveness of conjugated linoleic acid. The American Journal of Clinical Nutrition, 79(6), 1132S-1136S.
    Miner, J. L., Cederberg, C. A., Nielsen, M. K., Chen, X., & Baile, C. A. (2001). Conjugated linoleic acid (CLA), body fat, and apoptosis. Obesity Research, 9(2), 129-134.
  3. Borchardt RT, Huber JA. Catechol O-methyltransferase. 5. Structure-activity relationships for inhibition by flavonoids. J Med Chem. 1975 Jan;18(1):120-2.
  4. Watanabe J, Kawabata J, Niki R. Isolation and identification of acetyl-CoA carboxylase inhibitors from green tea (Camellia sinensis). Biosci Biotechnol Biochem. 1998 Mar;62(3):532-4.
  5. Tian WX, Li LC, Wu XD, Chen CC. Weight reduction by Chinese medicinal herbs may be related to inhibition of fatty acid synthase. Life Sci. 2004 Mar 26;74(19):2389-99.
  6. Effects of green tea and EGCG on cardiovascular and metabolic health.Wolfram S.Source DSM Nutritional Products Ltd, Department of Human Nutrition and Health, P.O. Box 3255, Bldg. 241/425, CH-4002 Basel, Switzerland.

Ricardo Vidal
 

Olá, eu sou o Ricardo Vidal, criador do XtraFit e sou um apaixonado por treino e nutrição. Eu acredito que todas as pessoas podem atingir o corpo dos seus sonhos, desde que orientadas no caminho certo. É isso que faço com este blog e com o meu programa de coaching online.